Jeremias 29:32
por isso, assim diz o Senhor: Castigarei Semaías, de Neelam, e os seus descendentes. Não lhe restará ninguém entre este povo, e ele não verá as coisas boas que vou fazer em favor de meu povo’, declara o Senhor, ‘porque ele pregou rebelião contra o Senhor’ ".
Significado de Jeremias 29:32
Semaías de Neelam é um profeta que viveu na época de Jeremias.
Semaías pregou rebelião contra o Senhor.
O Senhor castigou Semaías e seus descendentes, e nenhum deles verá as coisas boas que o Senhor fará em favor de seu povo.
O nome Neelam significa "oculto" ou "escondido".
A expressão "não lhe restará ninguém entre este povo" significa que nenhum dos descendentes de Semaías será poupado do castigo divino.
As "coisas boas" que o Senhor fará em favor de seu povo são a restauração de Jerusalém e a libertação do cativeiro babilônico.
Semaías não verá essas "coisas boas" porque ele pregou rebelião contra o Senhor.
"Pregar rebelião contra o Senhor" significa incitar o povo a desobedecer às leis e mandamentos divinos.
Podemos aplicar essa passagem em nossas vidas hoje, lembrando-nos de que devemos obedecer aos mandamentos de Deus e não seguir falsos profetas que pregam a rebelião contra Ele.
A mensagem principal que podemos aprender com essa passagem é que Deus é justo e castiga aqueles que se rebelam contra Ele, mas também é misericordioso e faz coisas boas em favor de seu povo.
Explicação de Jeremias 29:32
A Condenação de um Falso Profeta
A história de um falso profeta que pregou a rebelião contra o Senhor e acabou condenado por suas ações é contada em uma passagem bíblica que traz uma mensagem poderosa sobre a importância da honestidade e da integridade.
Jeremias 29:32 é uma referência bíblica que fala sobre Semaías, um homem de Neelam que se apresentou como profeta e começou a pregar uma mensagem que ia contra as orientações divinas. Ele aconselhou o povo a se rebelar contra o rei da Babilônia, que havia conquistado Jerusalém e levado muitos judeus para o exílio.
No entanto, o Senhor não ficou satisfeito com as palavras de Semaías e enviou Jeremias para confrontá-lo. O verdadeiro profeta alertou o falso sobre as consequências de suas ações e o advertiu de que ele seria punido por suas mentiras e enganos.
E assim aconteceu. O Senhor declarou que castigaria Semaías e seus descendentes, e que ele não veria as coisas boas que Deus faria em favor do seu povo. Sua punição seria severa, e ele seria lembrado como um exemplo de falsidade e engano.
Essa história nos ensina que não podemos nos deixar enganar por falsos profetas que pregam mensagens contrárias à vontade de Deus. Devemos sempre buscar a verdade e a integridade em nossas ações e palavras, e seguir os caminhos do Senhor.
Jeremias 29:32 é uma passagem que nos lembra da importância de sermos fiéis à palavra de Deus e de não nos deixarmos levar por aqueles que pregam a rebelião e a desobediência. É uma mensagem poderosa que nos convida a refletir sobre nossas próprias atitudes e a buscar sempre a verdade e a justiça em nossas vidas.
Versões
assim diz o Senhor : Eis que castigarei Semaías, de Neelão, e a sua descendência. Ele não terá ninguém que habite entre este povo e não verá o bem que hei de fazer ao meu povo, diz o Senhor , porque pregou rebeldia contra o Senhor ."
Então o Senhor Deus me ordenou que mandasse a todos os prisioneiros na Babilônia a seguinte mensagem a respeito de Semaías: “Eu, o Senhor , castigarei Semaías e todos os seus descendentes. Eu não o enviei, mas ele falou com vocês como se fosse profeta e fez com que acreditassem em mentiras. Por isso, ele não terá descendentes no meio de vocês. Ele procurou levar o povo a se revoltar contra mim e por isso não viverá para ver as boas coisas que eu farei pelo meu povo. Eu, o Senhor , falei.”