Jeremias 29:21

21

Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, a respeito de Acabe, filho de Colaías, e a respeito de Zedequias, filho de Maaséias, os quais estão profetizando mentiras a vocês em meu nome: "Eu os entregarei nas mãos de Nabucodonosor, rei da Babilônia, e ele os matará diante de vocês.

Significado do Versículo

Acabe e Zedequias eram falsos profetas que estavam enganando o povo de Israel.

Eles estavam profetizando mentiras para ganhar poder e influência sobre o povo.

"Em meu nome" significa que eles estavam usando o nome de Deus para validar suas falsas profecias.

Deus permitiu que isso acontecesse como um teste de fé para o povo de Israel.

Nabucodonosor era o rei da Babilônia, que invadiu e conquistou Jerusalém em 586 a.C.

Deus entregaria Acabe e Zedequias nas mãos de Nabucodonosor como uma punição por suas mentiras e enganos.

Nabucodonosor mataria Acabe e Zedequias diante do povo como um exemplo para aqueles que se atrevem a enganar o povo de Deus.

O contexto histórico dessa passagem é a invasão da Babilônia em Jerusalém e a deportação de muitos judeus para o exílio.

A mensagem principal de Jeremias 29:21 é que Deus não tolera falsos profetas e aqueles que enganam seu povo.

Podemos aplicar essa mensagem em nossas vidas hoje em dia, lembrando-nos de sermos honestos e verdadeiros em todas as nossas palavras e ações, e não nos deixarmos enganar por falsas promessas e falsas profecias.

Explicação de Jeremias 29:21

A profecia de Jeremias sobre Acabe e Zedequias

Em um momento de grande instabilidade política e religiosa em Israel, Jeremias recebeu uma mensagem do Senhor dos Exércitos a respeito de dois homens que estavam profetizando mentiras em nome de Deus. Acabe, filho de Colaías, e Zedequias, filho de Maaséias, eram líderes religiosos que estavam enganando o povo com falsas profecias.

Jeremias sabia que esses homens estavam levando o povo para longe da verdadeira vontade de Deus e alertou-os sobre as consequências de suas ações. Ele profetizou que Nabucodonosor, rei da Babilônia, iria capturá-los e matá-los diante do povo.

Acabe e Zedequias não acreditaram nas palavras de Jeremias e continuaram a enganar o povo. Eles zombaram do profeta e o acusaram de ser um falso profeta.

No entanto, a profecia de Jeremias se cumpriu. Nabucodonosor invadiu Israel e capturou Acabe e Zedequias. Ele os matou diante do povo, como Jeremias havia profetizado.

Essa história nos ensina a importância de ouvir a voz de Deus e seguir a Sua vontade. Acabe e Zedequias escolheram seguir seus próprios desejos e enganar o povo, mas acabaram pagando um preço muito alto por suas escolhas.

Jeremias, por outro lado, foi fiel à palavra de Deus e cumpriu sua missão como profeta. Ele nos ensina a importância de sermos fiéis à vontade de Deus, mesmo quando isso significa ir contra a correnteza da sociedade.

Em resumo, a história da referência bíblica Jeremias 29:21 nos mostra a importância de ouvir a voz de Deus e seguir a Sua vontade. Ela nos ensina a importância de sermos fiéis à palavra de Deus, mesmo quando isso significa ir contra a correnteza da sociedade. E nos lembra que há consequências para nossas escolhas, sejam elas boas ou más.

Versões

21

Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, a respeito de Acabe, filho de Colaías, e de Zedequias, filho de Maaseias, que estão no meio de vocês e profetizam mentiras em meu nome: "Eis que os entregarei nas mãos de Nabucodonosor, rei da Babilônia, e ele os matará diante dos olhos de vocês.

21

“O Senhor Todo-Poderoso, o Deus de Israel, falou contra Acabe, filho de Colaías, e contra Zedequias, filho de Maaseias, que estão usando o nome de Deus para anunciar mentiras. Deus disse que os entregará nas mãos do rei Nabucodonosor, da Babilônia, e que este os mandará matar diante dos olhos de vocês.