Jeremias 28:5
Então o profeta Jeremias respondeu ao profeta Hananias diante dos sacerdotes e de todo o povo que estava no templo do Senhor:
Significado de Jeremias 28:5
Jeremias é um dos profetas do Antigo Testamento, conhecido por suas profecias sobre a destruição de Jerusalém.
Hananias é outro profeta mencionado nesta passagem, que trouxe uma mensagem contrária à de Jeremias.
A passagem menciona que o povo estava no templo do Senhor.
Hananias trouxe uma mensagem de que Deus iria quebrar o jugo do rei da Babilônia e trazer de volta os utensílios do templo que haviam sido levados.
Jeremias trouxe uma mensagem de que o jugo do rei da Babilônia não seria quebrado e que o povo deveria se submeter a ele.
Jeremias respondeu a Hananias dizendo que ele estava profetizando falsamente e que Deus não havia enviado essa mensagem.
Além dos sacerdotes, todo o povo estava presente durante a conversa entre Jeremias e Hananias.
O papel dos sacerdotes era liderar o povo no templo e intermediar a relação entre Deus e o povo.
A passagem mostra a disputa entre dois profetas e a importância de discernir as mensagens que recebemos, para não sermos enganados por falsos profetas.
Explicação de Jeremias 28:5
A disputa entre Jeremias e Hananias no templo do Senhor
Durante o reinado de Zedequias, rei de Judá, o profeta Hananias começou a pregar em Jerusalém. Ele afirmava que o Senhor havia quebrado o jugo do rei da Babilônia e que, em breve, todos os utensílios do templo que haviam sido levados para a Babilônia seriam devolvidos. Hananias também profetizou que o exílio de Judá duraria apenas dois anos.
Jeremias, por outro lado, havia profetizado que o exílio duraria setenta anos e que o jugo da Babilônia não seria quebrado tão facilmente. Ele alertou o povo de que Hananias estava pregando falsas esperanças e que o Senhor não havia enviado essa mensagem.
Em um dia, Hananias entrou no templo do Senhor com um jugo de madeira em seu pescoço, simbolizando a libertação de Judá do jugo da Babilônia. Ele disse a Jeremias e aos sacerdotes que estavam presentes que o Senhor havia lhe dado uma mensagem de que o jugo da Babilônia seria quebrado em dois anos.
Jeremias respondeu a Hananias, diante de todos, que o Senhor não havia enviado essa mensagem e que Hananias estava pregando falsas esperanças. Ele disse que o jugo da Babilônia não seria quebrado tão facilmente e que o exílio duraria setenta anos.
Jeremias também profetizou que Hananias morreria naquele mesmo ano por ter pregado falsas esperanças ao povo. E assim aconteceu. Poucos meses depois, Hananias morreu.
O versículo Jeremias 28:5 registra a resposta de Jeremias a Hananias no templo do Senhor. Essa história nos ensina a importância de discernir as mensagens que recebemos e a importância de seguir a verdade, mesmo que seja impopular. Jeremias foi fiel à mensagem que o Senhor lhe havia dado, mesmo que isso o colocasse em conflito com outros profetas e com o povo.
Versões
Então o profeta Jeremias respondeu ao profeta Hananias, na presença dos sacerdotes e de todo o povo que estava na Casa do Senhor .
Então, na presença dos sacerdotes e de todo o povo que estava no pátio do Templo, eu disse ao profeta Hananias o seguinte: