Jeremias 26:9
Por que você profetiza em nome do Senhor e afirma que este templo será como Siló e que esta cidade ficará arrasada e abandonada? " E todo o povo se ajuntou em volta de Jeremias no templo do Senhor.
Significado de Jeremias 26:9
O povo de Jerusalém fez esta pergunta a Jeremias.
O povo se ajuntou em volta de Jeremias porque estavam preocupados com a profecia que ele estava fazendo.
Jeremias estava profetizando que o templo de Jerusalém seria destruído e a cidade ficaria arrasada e abandonada.
A profecia de Jeremias era controversa porque ia contra a crença popular de que o templo de Jerusalém era invencível e que a cidade nunca seria destruída.
O templo era o centro da vida religiosa e cultural do povo de Jerusalém.
Jeremias comparou o templo de Jerusalém a Siló porque Siló era um lugar sagrado que foi destruído quando o povo de Israel desobedeceu a Deus.
Siló era um lugar sagrado onde a arca da aliança foi mantida antes de ser levada para Jerusalém. Foi destruída quando o povo de Israel desobedeceu a Deus.
Jeremias profetizou que a cidade de Jerusalém seria destruída e abandonada porque o povo de Israel havia se afastado de Deus e se entregado à idolatria e à injustiça.
O povo reagiu à profecia de Jeremias com raiva e incredulidade.
Jeremias respondeu à pergunta do povo dizendo que estava falando em nome do Senhor e que eles deveriam se arrepender e voltar para Deus antes que fosse tarde demais.
Explicação de Jeremias 26:9
A controvérsia sobre a profecia de Jeremias no templo
Jeremias, um profeta do Senhor, foi enviado para alertar o povo de Jerusalém sobre a sua infidelidade e a iminente destruição da cidade. Em um dia, Jeremias estava pregando no templo do Senhor, quando foi interrompido por uma multidão de líderes religiosos e cidadãos indignados. Eles questionaram por que Jeremias estava profetizando que o templo seria destruído e a cidade seria abandonada.
Jeremias respondeu que estava simplesmente transmitindo a mensagem do Senhor e que o povo deveria se arrepender de seus pecados e voltar para Deus. Ele citou exemplos de outras nações que haviam sido destruídas por causa de sua desobediência a Deus.
No entanto, os líderes religiosos e cidadãos não aceitaram a mensagem de Jeremias e o acusaram de blasfêmia. Eles o prenderam e o levaram diante do tribunal para ser julgado.
No julgamento, Jeremias manteve sua posição de que estava falando em nome do Senhor e que a destruição era inevitável se o povo não se arrependesse. Ele foi condenado à morte, mas um grupo de líderes religiosos influentes interveio e o salvou.
Embora Jeremias tenha escapado da morte, sua mensagem não foi bem recebida pelo povo de Jerusalém. Eles continuaram em sua desobediência a Deus e, como Jeremias havia profetizado, a cidade foi destruída pelos babilônios e o templo foi queimado.
A história de Jeremias e sua mensagem de julgamento e arrependimento é um lembrete poderoso de que Deus é um Deus de justiça e que a desobediência tem consequências graves. Também é uma mensagem de esperança, pois mostra que Deus é misericordioso e está sempre disposto a perdoar e restaurar aqueles que se arrependem e voltam para Ele.
Versões
Como você ousa profetizar em nome do Senhor , dizendo que este templo será como Siló, e que esta cidade será destruída e ficará sem moradores? E todo o povo se ajuntou contra Jeremias, na Casa do Senhor .
Por que é que você disse, em nome de Deus, o Senhor , que este Templo ficará como Siló, que esta cidade será destruída e que ninguém viverá nela? Então o povo se ajuntou em volta de mim no pátio do Templo.