Jeremias 23:25

25

"Ouvi o que dizem os profetas, que profetizam mentiras em meu nome, dizendo: ‘Tive um sonho! Tive um sonho! ’

Jeremias 23:25

Significado de Jeremias 23:25

Os profetas mencionados são aqueles que afirmam estar falando em nome de Deus, mas na verdade estão mentindo.

Profetizar mentiras em nome de Deus é uma forma de enganar as pessoas e levar a uma falsa adoração. Isso é considerado uma grave ofensa contra Deus.

Esses profetas usam o sonho como uma forma de validar suas mensagens, mas na verdade estão apenas inventando histórias.

Os sonhos são mencionados em várias partes da Bíblia como uma forma de comunicação divina, mas nem todos os sonhos são verdadeiros.

Um verdadeiro profeta é aquele que fala a verdade em nome de Deus e cujas palavras se cumprem. Um falso profeta é aquele que mente e engana as pessoas.

Os falsos profetas serão punidos por Deus por suas mentiras e enganos.

Podemos evitar ser enganados por falsos profetas estudando a Bíblia e conhecendo a verdadeira mensagem de Deus.

A mensagem principal deste versículo é que devemos ter cuidado com aqueles que afirmam estar falando em nome de Deus, mas na verdade estão mentindo.

Podemos aplicar essa mensagem em nossas vidas buscando sempre a verdade e a sabedoria de Deus em todas as situações.

A partir deste versículo, podemos aprender que Deus é um Deus de verdade e justiça, e que Ele não tolera a mentira e o engano.

Explicação de Jeremias 23:25

A advertência contra os falsos profetas que enganam o povo

Em Jeremias 23:25, há uma advertência contra os falsos profetas que enganam o povo com suas mentiras. Eles se apresentam como portadores de mensagens divinas, mas na verdade, suas palavras são apenas fruto de suas próprias imaginações.

A história por trás dessa referência bíblica começa no século VI a.C., quando Jeremias era um profeta em Judá. Nessa época, o reino de Judá estava em crise política e religiosa, e Jeremias foi chamado por Deus para alertar o povo sobre o perigo que corriam se não se arrependessem de seus pecados.

No entanto, Jeremias não era o único profeta em Judá. Havia muitos outros que também se apresentavam como mensageiros de Deus, mas que na verdade estavam enganando o povo com suas falsas profecias.

Esses falsos profetas alegavam ter sonhos e visões que supostamente vinham de Deus, mas na verdade, eram apenas fruto de suas próprias imaginações. Eles usavam essas supostas revelações divinas para ganhar influência e poder sobre o povo, mas suas palavras não tinham nenhum respaldo divino.

Jeremias, por sua vez, era um profeta verdadeiro, que falava a verdade de Deus mesmo quando isso lhe custava a própria vida. Ele alertava o povo sobre o perigo que corriam se não se arrependessem de seus pecados e se voltassem para Deus.

Porém, os falsos profetas não gostavam das palavras de Jeremias, pois elas minavam sua influência sobre o povo. Então, eles começaram a difamá-lo, acusando-o de ser um falso profeta e de estar enganando o povo.

Foi nesse contexto que Jeremias recebeu a mensagem de Deus que está registrada em Jeremias 23:25. Deus estava alertando o povo para não acreditar nas palavras dos falsos profetas, que se apresentavam como portadores de mensagens divinas, mas que na verdade, estavam enganando o povo com suas mentiras.

Essa mensagem continua sendo relevante até hoje, pois ainda existem muitos falsos profetas que se apresentam como portadores de mensagens divinas, mas que na verdade, estão enganando o povo com suas mentiras. Por isso, é importante que estejamos sempre atentos à verdade de Deus e que não nos deixemos enganar pelas palavras dos falsos profetas.

Versões

Bíblia NAA
25

Tenho ouvido o que dizem aqueles profetas, proclamando mentiras em meu nome, dizendo: "Sonhei, sonhei."

Bíblia NTLH
25

Eu sei o que têm dito esses profetas que falam mentiras em meu nome e afirmam que lhes dei minhas mensagens nos seus sonhos.