Jeremias 23:17
Vivem dizendo àqueles que desprezam a palavra do Senhor: ‘Vocês terão paz’. E a todos os que seguem a obstinação dos seus corações dizem: ‘Vocês não sofrerão desgraça alguma’.
Significado de Jeremias 23:17
Aqueles que desprezam a palavra do Senhor são pessoas que não acreditam em Deus ou que escolhem ignorar suas leis e mandamentos.
Eles são desprezados porque estão indo contra a vontade de Deus e, portanto, estão se afastando da verdade e da justiça.
Aqueles que seguem a obstinação dos seus corações são pessoas que estão agindo de acordo com seus próprios desejos e vontades, sem levar em consideração a vontade de Deus.
Ter paz significa estar em harmonia com Deus e com os outros, sem conflitos ou problemas.
Essas pessoas terão paz porque estão seguindo a vontade de Deus e obedecendo seus mandamentos.
Não sofrer desgraça alguma significa não enfrentar nenhum tipo de problema ou dificuldade.
Essas pessoas não sofrerão desgraça alguma porque estão seguindo a vontade de Deus e, portanto, estão protegidas por sua graça e misericórdia.
O contexto histórico desse versículo é o período em que Jeremias estava profetizando para o povo de Judá, alertando-os sobre a destruição iminente de Jerusalém e do templo.
A mensagem principal desse versículo é que aqueles que seguem a vontade de Deus terão paz e proteção, enquanto aqueles que ignoram sua palavra e seguem seus próprios desejos enfrentarão desgraça e destruição.
Podemos aplicar essa mensagem em nossas vidas hoje, seguindo a vontade de Deus e obedecendo seus mandamentos, para que possamos desfrutar de paz e proteção em nossas vidas.
Explicação de Jeremias 23:17
As consequências de desprezar a palavra divina
Em Jeremias 23:17, o profeta alerta sobre os falsos profetas que enganam o povo com promessas de paz e prosperidade, mesmo quando estão desobedecendo aos mandamentos de Deus. O versículo adverte que aqueles que seguem a obstinação dos seus corações e desprezam a palavra do Senhor não escaparão das consequências de seus atos.
A história por trás dessa referência bíblica começa no século VII a.C., quando o reino de Judá estava sob o domínio da Babilônia. Jeremias foi chamado por Deus para ser profeta nessa época de crise política e religiosa, quando muitos líderes e sacerdotes estavam corrompidos e o povo estava afastado dos caminhos de Deus.
Jeremias enfrentou muita resistência em sua missão, pois suas palavras eram duras e impopulares. Ele denunciava a idolatria, a injustiça social e a infidelidade do povo, e alertava sobre a iminência do julgamento divino. Enquanto isso, outros profetas e líderes religiosos pregavam uma mensagem mais suave, prometendo paz e segurança, mesmo em meio à desobediência aos mandamentos de Deus.
Esses falsos profetas eram populares porque suas palavras agradavam aos ouvidos do povo, que preferia ouvir mentiras confortáveis do que enfrentar a verdade. Eles também eram apoiados pelos líderes políticos, que usavam a religião para manter o controle sobre o povo e evitar a revolta contra a Babilônia.
Jeremias, no entanto, não se deixou intimidar pela oposição e continuou a pregar a palavra de Deus, mesmo quando isso significava ser perseguido e preso. Ele sabia que a verdadeira paz e segurança só poderiam ser encontradas na obediência aos mandamentos divinos, e que aqueles que desprezavam a palavra do Senhor estavam se colocando em perigo.
O versículo em questão é um exemplo da mensagem de Jeremias contra os falsos profetas. Ele denuncia a mentira que eles pregavam, prometendo paz e segurança para aqueles que estavam desobedecendo a Deus. Jeremias sabia que essa mensagem era perigosa, pois dava uma falsa sensação de segurança para aqueles que estavam em pecado. Ele alertava que o julgamento divino viria sobre todos aqueles que não se arrependessem e voltassem para o caminho da obediência.
Hoje em dia, o versículo de Jeremias 23:17 continua sendo relevante para nós, pois ainda enfrentamos falsos profetas que pregam uma mensagem de prosperidade e sucesso sem levar em conta a vontade de Deus. Precisamos estar atentos às vozes que nos rodeiam e buscar a verdadeira paz e segurança que só podem ser encontradas na obediência aos mandamentos divinos.
Versões
Dizem continuamente aos que me desprezam: "O Senhor disse: Vocês terão paz"; e a todos os que andam segundo a dureza do seu coração dizem: "Nenhum mal lhes sobrevirá."
Eles continuam dizendo aos que desprezam a minha mensagem: “Tudo irá bem.” E dizem aos teimosos: “A desgraça não cairá sobre vocês.”