Jeremias 20:12

12

Ó Senhor dos Exércitos, tu que examinas o justo e vês o coração e a mente, deixa-me ver a tua vingança sobre eles, pois a ti expus a minha causa.

Jeremias 20:12

Significado de Jeremias 20:12

Jeremias é um profeta do Antigo Testamento.

"Ó Senhor dos Exércitos" é um título dado a Deus que enfatiza seu poder e soberania sobre todas as coisas.

"Tu que examinas o justo" significa que Deus é capaz de julgar com justiça e discernir a verdadeira natureza do coração humano.

"Vês o coração e a mente" significa que Deus conhece os pensamentos e intenções mais íntimos de uma pessoa.

"Deixa-me ver a tua vingança sobre eles" é um pedido de Jeremias para que Deus puna aqueles que o perseguem e oprimem.

"Eles" se refere aos inimigos de Jeremias, que o perseguem e oprimem.

"Pois a ti expus a minha causa" significa que Jeremias confiou sua situação a Deus e espera que Ele intervenha em seu favor.

A causa de Jeremias é a perseguição e oposição que ele enfrenta por causa de sua mensagem profética.

Jeremias pede vingança porque ele acredita que seus inimigos merecem ser punidos por suas ações injustas.

A mensagem principal de Jeremias 20:12 é que Deus é capaz de julgar com justiça e proteger aqueles que confiam nele.

Explicação de Jeremias 20:12

A Oração de Jeremias: Um Pedido de Justiça Divina

Jeremias, um dos profetas do Antigo Testamento, enfrentou muitas dificuldades em sua missão de transmitir a mensagem de Deus ao povo de Israel. Ele foi perseguido, preso e ridicularizado por suas palavras. Em meio a tudo isso, Jeremias clamou a Deus por justiça e vingança contra aqueles que o oprimiam.

Em Jeremias 20:12, o profeta faz uma oração fervorosa a Deus, pedindo que Ele examine os corações e as mentes das pessoas que o perseguem. Jeremias expõe sua causa diante de Deus e pede para ver a vingança divina contra seus inimigos.

Essa oração de Jeremias é um exemplo de como os profetas do Antigo Testamento confiavam em Deus para fazer justiça. Jeremias sabia que Deus era o único que poderia julgar os corações das pessoas e recompensá-las de acordo com suas ações. Ele confiava que Deus faria o que era justo e que sua oração seria ouvida.

A história por trás dessa oração começa com a missão de Jeremias como profeta. Ele foi chamado por Deus para transmitir uma mensagem de arrependimento ao povo de Israel, que havia se afastado dos caminhos de Deus. Jeremias enfrentou muita resistência e oposição por parte dos líderes religiosos e políticos de seu tempo, que se recusavam a ouvir suas palavras.

Jeremias foi preso e espancado por causa de suas profecias, mas continuou a pregar a mensagem de Deus. Ele sabia que sua missão era importante e que Deus estava com ele. Em meio a toda essa adversidade, Jeremias fez sua oração a Deus, pedindo que Ele fizesse justiça contra seus inimigos.

A oração de Jeremias mostra sua confiança em Deus e sua crença na justiça divina. Ele sabia que Deus era o único que poderia julgar os corações das pessoas e recompensá-las de acordo com suas ações. Jeremias confiava que Deus faria o que era justo e que sua oração seria ouvida.

Em última análise, a oração de Jeremias foi respondida. Deus fez justiça contra aqueles que o oprimiam e protegeu Jeremias em sua missão como profeta. A história de Jeremias é um exemplo de como a fé em Deus pode nos ajudar a enfrentar as dificuldades da vida e a confiar na justiça divina.

Versões

Bíblia NAA
12

Ó Senhor dos Exércitos, que provas o justo e vês o mais íntimo do coração, permite que eu veja a tua vingança contra eles, pois te confiei a minha causa.

Bíblia NTLH
12

Assim, ó Senhor Todo-Poderoso, com justiça tu nos pões à prova, pois sabes o que está na nossa mente e no nosso coração. Deixa que eu veja a tua vingança contra os meus inimigos, pois coloquei a minha causa nas tuas mãos.