Jeremias 2:26

26

"Assim como o ladrão fica envergonhado quando é apanhado em flagrante, também a comunidade de Israel ficará envergonhada: seus reis e oficiais, seus sacerdotes e profetas.

Jeremias 2:26

Significado de Jeremias 2:26

Jeremias 2:26 faz parte de uma série de acusações que Deus faz contra o povo de Israel por sua infidelidade e idolatria.

A comunidade de Israel mencionada na passagem refere-se ao povo de Israel como um todo.

A comunidade de Israel ficará envergonhada por causa de sua infidelidade e idolatria.

Os reis e oficiais mencionados na passagem são os líderes políticos de Israel.

Os sacerdotes são mencionados na passagem como parte da liderança religiosa de Israel.

Os profetas mencionados na passagem são aqueles que foram chamados por Deus para falar em seu nome ao povo de Israel.

Os líderes de Israel serão envergonhados por sua infidelidade e idolatria, e por não terem liderado o povo de acordo com a vontade de Deus.

Jeremias está tentando transmitir a mensagem de que Deus não tolerará a infidelidade e a idolatria, e que aqueles que lideram o povo devem ser fiéis a ele.

Esta passagem se relaciona com outras passagens bíblicas que falam sobre a infidelidade e a idolatria do povo de Israel, e sobre a importância da liderança fiel.

A relevância desta passagem para os cristãos hoje é que ela nos lembra da importância da fidelidade a Deus e da liderança fiel em nossas vidas e em nossas comunidades.

Explicação de Jeremias 2:26

A vergonha dos líderes de Israel diante de Deus

A passagem bíblica de Jeremias 2:26 fala sobre a vergonha que a comunidade de Israel sentirá diante de Deus. O profeta Jeremias foi chamado por Deus para alertar o povo de Israel sobre a sua infidelidade e desobediência a Deus. Ele denunciou a idolatria, a injustiça e a corrupção que estavam presentes na sociedade da época.

Nesse versículo em particular, Jeremias compara a vergonha que um ladrão sente ao ser pego em flagrante com a vergonha que os líderes de Israel sentirão diante de Deus. Ele menciona especificamente os reis, oficiais, sacerdotes e profetas, ou seja, todas as autoridades e líderes religiosos que deveriam estar guiando o povo de Israel de acordo com a vontade de Deus.

Essa passagem é uma advertência para que os líderes de Israel se arrependam de seus pecados e voltem para Deus. Jeremias está dizendo que, assim como um ladrão é envergonhado quando é pego em flagrante, os líderes de Israel também serão envergonhados quando forem confrontados com a sua infidelidade diante de Deus.

A história por trás desse versículo é a história de um povo que se afastou de Deus e se entregou à idolatria e à corrupção. Os líderes de Israel, que deveriam estar guiando o povo de acordo com a vontade de Deus, estavam mais preocupados em manter o seu poder e status do que em obedecer a Deus.

Jeremias foi enviado por Deus para denunciar essa situação e chamar o povo de volta para Ele. Infelizmente, a maioria dos líderes e do povo de Israel não ouviu a mensagem de Jeremias e continuou em sua infidelidade.

Essa passagem é um lembrete para todos nós de que devemos estar sempre atentos à nossa relação com Deus e à nossa obediência à Sua vontade. Se nos afastarmos de Deus e nos entregarmos ao pecado, podemos acabar nos envergonhando diante dEle como os líderes de Israel mencionados por Jeremias.

Versões

Bíblia NAA
26

"Como um ladrão se envergonha quando o apanham, assim ficarão envergonhados os da casa de Israel: eles, os seus reis, os seus príncipes, os seus sacerdotes e os seus profetas.

Bíblia NTLH
26

O Senhor Deus diz: — Como o ladrão fica envergonhado quando é pego, assim o povo de Israel passará vergonha: todos vocês, os seus reis e príncipes, os seus sacerdotes e profetas .