Jeremias 19:7
" ‘Esvaziarei neste lugar os planos de Judá e de Jerusalém: eu os farei morrer pela espada perante os seus inimigos, pelas mãos daqueles que os perseguem; e darei os seus cadáveres como comida para as aves e os animais.
Significado de Jeremias 19:7
O autor da passagem bíblica Jeremias 19:7 é o profeta Jeremias.
A passagem foi escrita durante o período em que o reino de Judá estava sendo ameaçado pelo império babilônico.
Os planos de Judá e de Jerusalém mencionados na passagem se referem aos planos de rebelião contra o império babilônico.
Deus decidiu esvaziar esses planos porque eles eram contrários à sua vontade.
Os inimigos mencionados na passagem são os babilônios.
Deus fará com que Judá e Jerusalém morram pela espada.
Os babilônios perseguirão Judá e Jerusalém.
Os cadáveres dos habitantes de Judá e Jerusalém serão dados como comida para as aves e os animais.
Deus escolheu as aves e os animais para se alimentarem dos cadáveres como uma forma de mostrar a sua ira contra o povo de Judá e Jerusalém.
A mensagem que essa passagem quer transmitir é que Deus é justo e que ele não tolera a desobediência e a rebelião contra a sua vontade.
Explicação de Jeremias 19:7
A Profecia da Destruição de Judá e Jerusalém
Em um momento de grande agitação política e religiosa, o profeta Jeremias recebeu uma visão do Senhor que o deixou profundamente perturbado. Ele viu uma imagem terrível de destruição e morte, que o Senhor explicou ser a punição que viria sobre o povo de Judá e Jerusalém por sua desobediência e idolatria.
Jeremias foi instruído a ir até o vale de Ben-Hinom, próximo à entrada da porta do Oleiro, e ali proferir a profecia que o Senhor lhe havia dado. Ele deveria quebrar um jarro de barro diante dos ouvintes e dizer: "Assim diz o Senhor dos Exércitos: Assim quebrarei este povo e esta cidade, como se quebra um vaso de barro, que não pode mais ser restaurado."
Em seguida, Jeremias deveria ler o versículo que se tornaria famoso: "Esvaziarei neste lugar os planos de Judá e de Jerusalém: eu os farei morrer pela espada perante os seus inimigos, pelas mãos daqueles que os perseguem; e darei os seus cadáveres como comida para as aves e os animais."
Essa profecia era uma advertência solene do Senhor para que o povo se arrependesse de seus pecados e voltasse para Ele. Mas muitos não ouviram a mensagem e continuaram em sua rebelião. A destruição de Judá e Jerusalém veio como o Senhor havia predito, e a cidade foi arrasada pelos babilônios, com grande derramamento de sangue e sofrimento.
A referência bíblica de Jeremias 19:7 é um lembrete poderoso da seriedade do pecado e da justiça divina. Ela nos lembra que Deus não tolera a desobediência e a idolatria, mas busca sempre o arrependimento e a restauração de Seu povo. Que possamos aprender com a história de Judá e Jerusalém, e buscar sempre a vontade do Senhor em nossas vidas.
Versões
Porque desfarei os planos de Judá e de Jerusalém neste lugar e os farei cair à espada diante de seus inimigos e pela mão dos que procuram tirar-lhes a vida; e darei os seus cadáveres como alimento às aves dos céus e aos animais selvagens.
Neste lugar, destruirei todos os planos do povo de Judá e de Jerusalém. Deixarei que os inimigos os derrotem e os matem na batalha. Darei os corpos deles como alimento para as aves e as feras.