Jeremias 18:11
"Agora, portanto, diga ao povo de Judá e aos habitantes de Jerusalém: ‘Assim diz o Senhor: Estou preparando uma desgraça e fazendo um plano contra vocês. Por isso, converta-se cada um de seu mau procedimento e corrija a sua conduta e as suas ações’.
Significado de Jeremias 18:11
O autor da passagem bíblica é Jeremias, um profeta do Antigo Testamento.
A mensagem é dirigida ao povo de Judá e aos habitantes de Jerusalém.
A mensagem principal é que Deus está preparando uma desgraça e fazendo um plano contra o povo de Judá e os habitantes de Jerusalém, mas eles podem evitar isso se se converterem e corrigirem sua conduta e ações.
"Desgraça" na passagem se refere a um castigo ou punição que Deus está preparando para o povo de Judá e os habitantes de Jerusalém.
"Plano" na passagem se refere ao plano de Deus para punir o povo de Judá e os habitantes de Jerusalém por seus maus procedimentos.
Para evitar a desgraça mencionada na passagem, é necessário que cada indivíduo se converta de seu mau procedimento e corrija sua conduta e ações.
Cada indivíduo tem a responsabilidade de corrigir sua própria conduta e ações para evitar a desgraça mencionada na passagem.
Se o povo de Judá e os habitantes de Jerusalém não se converterem, eles sofrerão a desgraça que Deus está preparando.
Deus está preparando uma desgraça contra o povo de Judá e os habitantes de Jerusalém porque eles se afastaram de seus caminhos e se envolveram em maus procedimentos.
Essa mensagem pode ser aplicada à nossa vida hoje, lembrando-nos de que devemos corrigir nossa conduta e ações para evitar a punição de Deus por nossos maus procedimentos.
Explicação de Jeremias 18:11
A mensagem de alerta de Deus para o povo de Judá e Jerusalém
Em um momento de grande desobediência e pecado por parte do povo de Judá e dos habitantes de Jerusalém, Deus enviou uma mensagem de alerta através do profeta Jeremias. O versículo em questão, Jeremias 18:11, é uma parte dessa mensagem. Nele, Deus diz que está preparando uma desgraça e fazendo um plano contra o povo, mas que ainda há tempo para se arrependerem e mudarem seus caminhos.
A história por trás desse versículo começa com o reinado de Josias, um dos reis mais justos que Judá já teve. Durante seu reinado, Josias promoveu uma grande reforma religiosa, restaurando o templo e a adoração a Deus. No entanto, após sua morte, os reis que o sucederam voltaram a praticar a idolatria e a desobedecer a Deus.
Jeremias foi chamado por Deus para ser profeta durante o reinado de Josias e continuou a profetizar durante os reinados dos reis que o sucederam. Ele alertava o povo sobre a necessidade de se arrepender e voltar para Deus, mas muitos não o ouviam.
Em Jeremias 18, Deus usa a imagem de um oleiro que molda o barro para ilustrar sua relação com o povo de Judá. Ele diz que, assim como o oleiro pode moldar o barro de acordo com sua vontade, Ele também pode moldar o povo de acordo com Sua vontade. No entanto, se o povo se recusar a se arrepender e mudar seus caminhos, Deus irá agir contra eles.
É nesse contexto que surge o versículo em questão. Deus está dizendo que está preparando uma desgraça e fazendo um plano contra o povo, mas que ainda há tempo para se arrependerem e mudarem seus caminhos. Ele está dando uma última chance para que o povo se volte para Ele e evite a destruição que está por vir.
Infelizmente, muitos não ouviram a mensagem de Jeremias e continuaram em seus caminhos de desobediência e pecado. Isso levou à queda de Jerusalém e ao exílio do povo de Judá na Babilônia.
No entanto, a mensagem de Jeremias ainda é relevante para nós hoje. Assim como o povo de Judá precisava se arrepender e mudar seus caminhos, nós também precisamos nos arrepender e voltar para Deus. Ele ainda está dando uma chance para que nos voltemos para Ele e evitemos a destruição que está por vir.
Versões
Portanto, fale agora ao povo de Judá e aos moradores de Jerusalém, dizendo: Assim diz o Senhor : "Eis que estou forjando uma calamidade e formando um plano contra vocês. Por isso, convertam-se, cada um de vocês, do seu mau caminho e corrijam a sua conduta e as suas ações."
Portanto, Jeremias, diga ao povo de Judá e aos moradores de Jerusalém que estou fazendo planos contra eles e me preparando para castigá-los. Diga que deixem de fazer o que é mau e que melhorem a sua maneira de viver e de agir.