Jeremias 10:15
São inúteis, são objetos de zombaria. Quando vier o julgamento delas, perecerão.
Significado de Jeremias 10:15
Jeremias 10:15 faz parte de uma passagem em que Jeremias está condenando a idolatria e advertindo o povo de Judá sobre as consequências de se afastar de Deus.
Os "eles" mencionados na passagem são os ídolos e objetos de adoração que as pessoas estavam venerando em vez de Deus.
"São inúteis" significa que os ídolos não têm poder real ou valor, e não podem ajudar as pessoas de maneira significativa.
"Objetos de zombaria" significa que os ídolos são dignos de riso e escárnio, porque não têm poder ou significado real.
O "julgamento" mencionado na passagem se refere ao julgamento final de Deus sobre o pecado e a injustiça.
Deus fará o julgamento.
Durante o julgamento, os objetos de zombaria serão destruídos e perderão todo o seu suposto poder.
A mensagem geral da passagem é que a adoração de ídolos é inútil e levará à destruição.
Essa passagem se relaciona com outras passagens bíblicas que condenam a idolatria e afirmam a supremacia de Deus sobre todos os outros deuses.
Podemos aplicar essa passagem em nossas vidas hoje, lembrando-nos de não colocar nossa confiança em coisas que não têm valor real e de buscar a Deus em vez de ídolos ou outras fontes de poder falso.
Explicação de Jeremias 10:15
A Profecia do Julgamento das Ídolos Pagãos
Há muitos séculos atrás, em uma terra distante, havia um povo que adorava ídolos pagãos. Eles acreditavam que esses objetos de madeira, pedra e metal eram deuses que podiam lhes trazer prosperidade e proteção. Mas um profeta chamado Jeremias foi enviado por Deus para alertá-los sobre a verdadeira natureza desses ídolos.
Jeremias pregava que esses ídolos eram inúteis e objetos de zombaria, pois não tinham poder algum para ajudar ou salvar as pessoas. Ele alertava que, quando chegasse o julgamento divino, esses ídolos pereceriam junto com aqueles que os adoravam.
Mas o povo não queria ouvir a mensagem de Jeremias. Eles continuavam a adorar seus ídolos e a desprezar as palavras do profeta. Jeremias ficava triste ao ver a cegueira espiritual do povo, mas ele não desistia de sua missão.
Um dia, Jeremias teve uma visão que ilustrava a inutilidade dos ídolos pagãos. Ele viu um artesão que trabalhava com madeira, esculpindo um ídolo com suas próprias mãos. Depois de terminar a escultura, o artesão cobria o ídolo com ouro e prata, para que ele parecesse mais valioso.
Mas Jeremias sabia que aquele ídolo não tinha nenhum poder divino. Ele era apenas um objeto inanimado, sem vida nem alma. Por isso, Jeremias profetizou que aquele ídolo seria inútil e objeto de zombaria, e que quando chegasse o julgamento divino, ele pereceria junto com aqueles que o adoravam.
Infelizmente, o povo não mudou seus caminhos, e continuou a adorar seus ídolos pagãos. Mas a profecia de Jeremias se cumpriu, e os ídolos foram destruídos quando o julgamento divino chegou. O povo sofreu as consequências de sua idolatria, mas aqueles que ouviram as palavras de Jeremias e se arrependeram foram salvos.
Hoje em dia, ainda há muitas pessoas que adoram ídolos pagãos, seja em forma de estátuas, amuletos ou outras formas. Mas a mensagem de Jeremias continua atual e relevante: esses ídolos são inúteis e objetos de zombaria, e quando chegar o julgamento divino, eles perecerão junto com aqueles que os adoram. Por isso, devemos nos voltar para o verdadeiro Deus, que é vivo e poderoso, e buscar a salvação em sua graça e misericórdia.
Versões
São vaidade, obras ridículas. Quando chegar o tempo do seu castigo, virão a perecer.
Não valem nada; são uma tapeação. Serão destruídos quando o Senhor vier castigá-los.