Jacó
Jacó foi o primeiro a ter um sonho registrado na Bíblia: Em Gênesis 28:12, Jacó sonha com uma escada que vai da terra ao céu, com anjos subindo e descendo por ela.
Jacó teve duas esposas e duas concubinas: Ele se casou com as irmãs Raquel e Lia e teve filhos com ambas, assim como com suas servas Bilha e Zilpa.
O nome de Jacó foi mudado para Israel: Após uma luta noturna com um anjo, Jacó teve seu nome mudado para Israel, que significa "aquele que luta com Deus" (Gênesis 32:28).
Jacó foi o pai de José e Benjamim: José, que se tornou governador do Egito, e Benjamim, a tribo da qual o apóstolo Paulo descende, são filhos de Jacó com sua amada esposa Raquel.
Jacó viveu 147 anos: De acordo com Gênesis 47:28, Jacó viveu 147 anos, uma vida longa para os padrões de hoje, mas não incomum para os patriarcas bíblicos.
Jacó foi o primeiro a ser enterrado na Caverna de Macpela: Abraão comprou esta caverna como um local de sepultamento para sua esposa Sara, mas Jacó foi o primeiro dos patriarcas a ser enterrado lá (Gênesis 49:29-31).
A história de Jacó é uma das mais detalhadas do Antigo Testamento: A vida de Jacó, suas lutas, seus amores e sua fé em Deus são contadas em detalhes em Gênesis, do capítulo 25 ao 50, tornando-o uma das figuras mais bem documentadas da Bíblia.
A História de Jacó
Em uma época distante, nas terras de Canaã, nasceu Jacó, filho de Isaque e Rebeca, irmão gêmeo de Esaú. Desde o ventre materno, os irmãos lutavam, prenunciando um destino intrincado.
Esaú, o primogênito, era o favorito de Isaque por sua habilidade na caça, enquanto Jacó, o mais jovem, era amado por Rebeca por sua natureza tranquila e caseira. Um dia, Esaú chegou exausto da caça e, faminto, pediu a Jacó um prato de lentilhas. Jacó, astuto, propôs uma troca: o prato de lentilhas pela primogenitura de Esaú. Esaú, sem pensar nas consequências, aceitou.
Anos depois, quando Isaque estava velho e quase cego, decidiu abençoar Esaú antes de morrer. Rebeca, ao ouvir isso, tramou com Jacó para que ele recebesse a bênção em vez de Esaú. Jacó, disfarçado de Esaú, enganou Isaque e recebeu a bênção. Quando Esaú descobriu, ficou furioso e prometeu matar Jacó assim que o pai morresse.
Para proteger Jacó, Rebeca o enviou para Harã, para viver com seu tio Labão. No caminho, Jacó teve um sonho em que uma escada ligava a terra ao céu, com anjos subindo e descendo. Deus apareceu a ele e prometeu que a terra onde ele estava deitado seria dada a ele e a seus descendentes.
Em Harã, Jacó trabalhou para Labão por sete anos para se casar com sua filha Raquel, por quem se apaixonou. No entanto, Labão enganou Jacó e o fez casar com sua filha mais velha, Lia. Jacó, então, trabalhou por mais sete anos para se casar com Raquel.
Depois de vinte anos, Jacó decidiu voltar para Canaã com suas esposas, filhos e rebanhos. No caminho, lutou com um anjo que o abençoou e mudou seu nome para Israel, que significa "aquele que luta com Deus".
Ao chegar em Canaã, Jacó se reconciliou com Esaú e viveu o resto de sua vida em paz. Ele se tornou o patriarca de doze filhos, que deram origem às doze tribos de Israel.
A história de Jacó é uma jornada de fé e transformação, de um homem astuto e enganador a um homem de Deus, abençoado e renomeado. Sua vida é um testemunho de que, apesar de nossas falhas e erros, Deus pode nos transformar e usar para cumprir Seus propósitos.
Versículos sobre Jacó
Depois saiu seu irmão, com a mão agarrada no calcanhar de Esaú; pelo que lhe deram o nome de Jacó. Tinha Isaque sessenta anos de idade quando Rebeca os deu à luz.
Gênesis 25:26
Tendo Isaque envelhecido, seus olhos ficaram tão fracos que ele já não podia enxergar. Certo dia chamou Esaú, seu filho mais velho, e lhe disse: "Meu filho! " Ele respondeu: "Estou aqui".
Gênesis 27:1
Disse-lhe Isaque: "Já estou velho e não sei o dia da minha morte.
Gênesis 27:2
Pegue agora suas armas, o arco e a aljava, e vá ao campo caçar alguma coisa para mim.
Gênesis 27:3
Prepare-me aquela comida saborosa que tanto aprecio e traga-me, para que eu a coma e o abençoe antes de morrer".
Gênesis 27:4
Aguarde...
VER MAIS
VER TODOS
Jacó