Isaías 57:6

6

Os ídolos entre as pedras lisas dos vales são a sua porção; são a sua parte. Isso mesmo! Para eles você derramou ofertas de bebidas e apresentou ofertas de cereal. Poderei eu contentar-me com isso?

Significado do Versículo

Os ídolos mencionados são imagens ou objetos de adoração que as pessoas cultuavam em vez de Deus.

"Pedras lisas dos vales" pode se referir a lugares onde as pessoas costumavam adorar ídolos, como em vales ou montanhas.

"Sua porção" e "sua parte" se referem ao fato de que as pessoas dedicavam seus recursos e adoração aos ídolos em vez de a Deus.

"Ofertas de bebidas" e "ofertas de cereal" eram ofertas que as pessoas faziam aos ídolos como parte de sua adoração.

Deus não se contenta com essas ofertas porque elas são vazias e não representam uma verdadeira adoração a Ele.

Isaías estava profetizando para o povo de Israel durante um período em que eles estavam se afastando de Deus e adorando ídolos.

Essa passagem se relaciona com outras passagens bíblicas que condenam a idolatria, como Êxodo 20:4-5 e 1 Coríntios 10:14.

Essa passagem nos ensina que Deus deseja uma adoração verdadeira e sincera, e que a idolatria é uma ofensa a Ele.

Podemos aplicar essa passagem em nossas vidas hoje, lembrando-nos de que Deus deseja nossa adoração e devoção, e que devemos evitar qualquer coisa que possa nos afastar Dele.

A mensagem geral da passagem é que Deus não se contenta com uma adoração vazia e superficial, mas deseja uma adoração verdadeira e sincera de Seu povo.

Explicação de Isaías 57:6

A triste história dos ídolos abandonados pelos homens

Em um vale esquecido, entre as pedras lisas e sem vida, viviam os ídolos. Eles eram a porção dos homens, a parte que eles escolheram para si mesmos. Mas, apesar de serem adorados e receberem ofertas de bebidas e cereais, os ídolos não eram felizes. Eles sentiam falta do amor e da devoção dos seus adoradores, que agora os tinham abandonado.

Houve um tempo em que os homens vinham até o vale, trazendo presentes e fazendo sacrifícios para os ídolos. Eles acreditavam que esses deuses eram capazes de trazer-lhes prosperidade e felicidade. Mas, aos poucos, os homens foram se afastando dos ídolos, deixando-os sozinhos e esquecidos.

Os ídolos tentaram chamar a atenção dos homens de todas as formas possíveis. Eles emitiam sons estranhos, moviam-se e brilhavam, mas nada parecia funcionar. Os homens passavam por eles sem nem mesmo olhar, como se não existissem.

Foi então que um dia um homem sábio chegou ao vale. Ele era diferente dos outros homens, pois não acreditava nos ídolos. Mas ele sentiu pena deles, vendo-os tão abandonados e tristes. Então, ele decidiu falar com eles.

Os ídolos ficaram surpresos ao ouvir a voz do homem. Eles nunca tinham conversado com um humano antes. O homem explicou que os ídolos não eram deuses de verdade, mas apenas objetos inanimados. Ele disse que os homens precisavam encontrar algo maior e mais verdadeiro para adorar.

Os ídolos ficaram chocados com as palavras do homem. Eles nunca tinham imaginado que não eram deuses. Mas, aos poucos, eles começaram a entender que o homem estava certo. Eles perceberam que não eram capazes de trazer felicidade ou prosperidade para os homens, e que não eram dignos de serem adorados.

Os ídolos ficaram tristes com essa descoberta, mas também aliviados. Eles se sentiram livres da responsabilidade de serem deuses, e puderam finalmente descansar em paz. Eles sabiam que nunca mais receberiam ofertas de bebidas ou cereais, mas isso não importava mais. Eles tinham encontrado a verdade, e isso era o suficiente.

O homem sábio deixou o vale, sabendo que tinha feito a coisa certa. Ele sabia que os homens ainda tinham muito a aprender, mas pelo menos os ídolos não estavam mais sofrendo. Ele olhou para trás uma última vez, vendo os ídolos entre as pedras lisas, e sorriu. Ele sabia que eles estavam em paz.

Versões

6

Entre as pedras lisas dos ribeiros vocês escolhem os seus ídolos; elas são a sua parte. Sobre elas vocês também oferecem as suas libações e apresentam ofertas de cereais. Será que eu poderia estar contente com estas coisas?

6

Vocês pegam pedras lisas dos riachos, para serem os deuses que vocês adoram, e apresentam a elas ofertas de vinho e de cereais. Vocês estão pensando que isso me agrada?