Isaías 53:11

11

Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniqüidade deles.

Significado do Versículo

O "servo justo" é uma figura messiânica que representa o povo de Israel ou o próprio Messias.

"Depois do sofrimento de sua alma" se refere à morte do servo justo, que é descrita em Isaías 53:5-9.

A "luz" que o servo verá é a ressurreição e a glória que ele receberá após sua morte.

O servo justo justificará muitos através de sua morte expiatória, que remove o pecado e a culpa do povo.

"Levará a iniqüidade deles" significa que o servo justo carregará o pecado e a culpa do povo, tornando-se um sacrifício pelo pecado.

"Os muitos" se refere ao povo de Israel ou a todos aqueles que aceitam a expiação do servo justo.

A "iniqüidade" é o pecado e a culpa do povo, que são removidos pela morte expiatória do servo justo.

O sofrimento do servo está relacionado com a justificação dos muitos porque é através de sua morte expiatória que o pecado e a culpa do povo são removidos.

Isaías 53:11 faz parte do chamado "Cântico do Servo Sofredor", que é uma das passagens mais importantes do livro de Isaías e é frequentemente interpretado como uma profecia messiânica.

Isaías 53:11 é citado no Novo Testamento como uma profecia cumprida em Jesus Cristo, que é visto como o servo justo que morreu pelos pecados do povo (Mateus 8:17, 1 Pedro 2:24).

Explicação de Isaías 53:11

A Profecia do Servo Sofredor: Como a história de um homem justo mudou o mundo

Isaías 53:11 é um dos versículos mais poderosos da Bíblia, que fala sobre o sofrimento e a redenção de um servo justo. A referência é parte de uma profecia que foi escrita pelo profeta Isaías, cerca de 700 anos antes do nascimento de Jesus Cristo. A profecia fala sobre um servo de Deus que sofreria por causa dos pecados do povo, mas que, no final, seria justificado e traria a salvação a muitos.

A história começa com o povo de Israel em um momento de grande desobediência e pecado. Eles haviam se afastado de Deus e estavam sofrendo as consequências de suas escolhas. Foi então que Deus enviou Isaías para profetizar sobre um servo justo que viria para salvar o povo.

O servo seria um homem de dores, que sofreria muito por causa dos pecados do povo. Ele seria desprezado e rejeitado pelos homens, mas mesmo assim, ele carregaria as dores e as aflições do povo. Ele seria ferido, mas não por causa de seus próprios pecados, e seria moído por causa das transgressões do povo.

No entanto, o sofrimento do servo não seria em vão. Ele veria a luz e ficaria satisfeito, porque ele teria levado sobre si as iniquidades do povo. Pelo seu conhecimento, ele justificaria a muitos e levaria a iniqüidade deles. Ele seria o sacrifício perfeito, que traria a salvação e a redenção para todos aqueles que nele cressem.

Essa profecia se cumpriu na vida de Jesus Cristo, que foi o servo justo que Isaías havia profetizado. Jesus sofreu muito por causa dos pecados do povo, foi desprezado e rejeitado pelos homens, e carregou sobre si as dores e as aflições de todos. Ele foi ferido e moído na cruz, mas mesmo assim, ele não desistiu de sua missão.

No final, Jesus ressuscitou dos mortos e viu a luz, ficando satisfeito porque ele havia cumprido a vontade de Deus. Pelo seu conhecimento, ele justificou a muitos e levou a iniqüidade deles. Ele foi o sacrifício perfeito, que trouxe a salvação e a redenção para todos aqueles que nele cressem.

Hoje, Isaías 53:11 é uma referência importante para os cristãos, que veem em Jesus Cristo o cumprimento da profecia do servo sofredor. O versículo nos lembra que, mesmo em meio ao sofrimento e à dor, Deus tem um plano maior para nossas vidas. Ele nos chama para sermos servos justos, assim como Jesus foi, e para levarmos a salvação e a redenção a todos aqueles que precisam dela.

Versões

11

Ele verá o fruto do trabalho de sua alma e ficará satisfeito. O meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si.

11

Depois de tanto sofrimento, ele será feliz; por causa da sua dedicação, ele ficará completamente satisfeito. O meu servo não tem pecado, mas ele sofrerá o castigo que muitos merecem, e assim os pecados deles serão perdoados.