Isaías 5:18
Ai dos que se prendem à iniqüidade com cordas de engano, e ao pecado com cordas de carroça,
Significado de Isaías 5:18
O verso está condenando aqueles que se apegam à iniqüidade e ao pecado, em vez de se arrependerem e se voltarem para Deus.
"Cordas de engano" são laços ou armadilhas que levam as pessoas a se envolverem em pecado e a se afastarem de Deus.
"Pecado com cordas de carroça" se refere ao fato de que o pecado pode se tornar uma carga pesada e difícil de carregar, assim como uma carroça cheia de carga.
Uma "corda de carroça" é uma corda grossa e resistente usada para puxar uma carroça ou outro veículo pesado.
A palavra "prendem" indica que as pessoas estão se agarrando à iniqüidade e ao pecado com força e determinação, em vez de se libertarem deles.
"Iniqüidade" se refere a ações ou comportamentos que são injustos, desonestos ou imorais.
"Ai" é uma expressão de tristeza, dor ou lamento. Neste verso, é uma advertência sobre as consequências do pecado.
Os destinatários da mensagem são aqueles que estão se apegando à iniqüidade e ao pecado.
O contexto do verso é uma série de lamentações e advertências de Isaías sobre a infidelidade e a injustiça do povo de Israel.
A mensagem principal do verso é que aqueles que se apegam à iniqüidade e ao pecado estão se colocando em uma posição perigosa e enfrentarão as consequências de suas ações.
Explicação de Isaías 5:18
"A maldição dos que se apegam à maldade com artimanhas e ao mal com instrumentos de transporte"
O versículo Isaías 5:18 é uma advertência sobre a tendência humana de se apegar ao pecado e à injustiça. A imagem das cordas de engano e cordas de carroça sugere que as pessoas estão presas a esses comportamentos, incapazes de se libertar por conta própria.
A história por trás desse versículo começa com o profeta Isaías, que viveu no século VIII a.C. Ele era um mensageiro de Deus que pregava a justiça e a retidão em uma época em que o povo de Israel estava se afastando desses valores. Isaías advertiu que a nação seria punida se não se arrependesse e voltasse a seguir os caminhos de Deus.
Em Isaías 5, o profeta usa uma metáfora para descrever a situação de Israel. Ele compara a nação a uma vinha que Deus plantou com muito cuidado, mas que produziu frutos ruins. Isaías lamenta que, apesar de todos os esforços de Deus para cultivar a vinha, ela produziu apenas uvas selvagens e amargas.
No versículo 18, Isaías se dirige aos líderes de Israel e os acusa de se apegar à maldade com artimanhas e ao mal com instrumentos de transporte. Ele está dizendo que essas pessoas estão tão presas ao pecado que não conseguem se libertar dele. Eles usam truques e enganos para justificar suas ações, e se apegam a esses comportamentos como se fossem uma carga pesada que precisam carregar.
A mensagem de Isaías é clara: aqueles que se apegam ao pecado e à injustiça estão condenados a sofrer as consequências. Eles estão se amarrando a um fardo que não podem suportar, e que eventualmente irá arrastá-los para baixo. A única maneira de se libertar dessa carga é se arrepender e voltar a seguir os caminhos de Deus.
Hoje, o versículo Isaías 5:18 continua a ser uma advertência para todos nós. Ele nos lembra que, se nos apegarmos ao pecado e à injustiça, estaremos nos amarrando a uma carga que não podemos suportar. Devemos buscar a justiça e a retidão em nossas vidas, e nos esforçar para seguir os caminhos de Deus. Somente assim poderemos nos libertar das cordas de engano e das cordas de carroça que nos prendem ao pecado.
Versões
Ai dos que puxam para si a iniquidade com cordões de injustiça, que puxam o pecado como se faz com as cordas de uma carroça!
Ai dos que se amarram aos seus pecados com mentiras! Eles andam arrastando a sua maldade como quem puxa um carro