Isaías 49:6

6

ele diz: "É coisa pequena demais para você ser meu servo para restaurar as tribos de Jacó e trazer de volta aqueles de Israel que eu guardei. Também farei de você uma luz para os gentios, para que você leve a minha salvação até aos confins da terra".

Isaías 49:6

Significado de Isaías 49:6

O "ele" mencionado no versículo se refere ao servo do Senhor, que é uma figura messiânica.

"Coisa pequena demais" significa que o papel do servo não se limita apenas a restaurar as tribos de Jacó e trazer de volta aqueles de Israel, mas também a ser uma luz para os gentios e levar a salvação até os confins da terra.

As tribos de Jacó e os de Israel que Deus quer restaurar se referem ao povo de Israel como um todo.

Ser uma "luz para os gentios" significa que o servo será um exemplo de justiça e bondade para as nações não-judaicas.

Os gentios mencionados no versículo se referem às nações não-judaicas.

"Levar a minha salvação até aos confins da terra" significa que o servo será responsável por espalhar a mensagem da salvação para todas as nações.

O destinatário da salvação mencionada no versículo é toda a humanidade.

O papel do servo é ser um instrumento de Deus para espalhar a mensagem da salvação e trazer justiça e paz ao mundo.

O servo pode restaurar as tribos de Jacó e trazer de volta aqueles de Israel através da sua liderança justa e da sua mensagem de esperança e redenção.

O servo pode levar a salvação até os confins da terra através da sua pregação e do seu exemplo de vida.

Explicação de Isaías 49:6

A promessa de Deus para a salvação de todas as nações

Quando Deus chamou Isaías para ser um profeta, Ele o escolheu para ser um mensageiro especial. Isaías foi chamado para anunciar a mensagem de Deus ao povo de Israel e também para as nações ao redor deles. Em uma de suas visões, Deus falou com Isaías sobre um servo que Ele escolheria para realizar uma tarefa muito importante.

Deus disse a Isaías que este servo não seria apenas para restaurar as tribos de Jacó e trazer de volta aqueles de Israel que Ele havia guardado, mas também para ser uma luz para os gentios. Deus queria que este servo levasse a Sua salvação até os confins da terra, para que todas as nações pudessem ser salvas.

Isaías não sabia quem seria este servo, mas ele sabia que esta era uma promessa muito importante. Ele sabia que Deus estava planejando algo grande, algo que mudaria o curso da história. E ele sabia que Deus estava confiando a ele a tarefa de anunciar esta promessa ao povo de Israel e ao mundo.

Muitos anos depois, Jesus Cristo veio à terra como o servo prometido por Deus. Ele veio para restaurar as tribos de Jacó e trazer de volta aqueles de Israel que Deus havia guardado. Mas Ele também veio para ser uma luz para os gentios, para levar a salvação de Deus até os confins da terra.

Jesus cumpriu a promessa que Deus fez a Isaías. Ele foi o servo escolhido por Deus para trazer a salvação para todas as nações. E Ele nos chamou para sermos Seus seguidores, para levar a Sua mensagem de amor e salvação ao mundo.

Hoje, como cristãos, temos a responsabilidade de continuar a obra de Jesus. Temos a tarefa de sermos luz para os gentios, de levar a salvação de Deus até os confins da terra. E podemos fazer isso, porque Deus está conosco, nos guiando e nos capacitando a fazer a Sua vontade.

A promessa de Deus para a salvação de todas as nações é uma promessa que ainda está sendo cumprida hoje. E nós temos a alegria e o privilégio de fazer parte desta história, de sermos parte da obra que Deus está realizando no mundo.

Versões

Bíblia NAA
6

Sim, ele diz: "Para você, é muito pouco ser o meu servo para restaurar as tribos de Jacó e trazer de volta o remanescente de Israel. Farei também com que você seja uma luz para os gentios, para que você seja a minha salvação até os confins da terra."

Bíblia NTLH
6

O Senhor me disse: “Você não será apenas o meu servo que trará de volta os israelitas que ficaram vivos e criará de novo a nação de Israel. Eu farei também com que você seja uma luz para os outros povos a fim de levar a minha salvação ao mundo inteiro.”