Isaías 46:6

6

Alguns derramam ouro de suas bolsas e pesam prata na balança; contratam um ourives para transformá-lo num deus, inclinam-se e o adoram.

Significado do Versículo

Os "alguns" mencionados no versículo são pessoas que idolatram deuses feitos de ouro e prata.

Eles fazem isso para criar esses deuses e adorá-los.

Contratar um ourives significa pagar alguém para criar uma estátua de um deus feito de ouro ou prata.

O ouro e a prata são usados para criar esses deuses, que são então adorados pelas pessoas.

O deus mencionado no versículo é um deus falso criado pelas pessoas.

As pessoas se inclinam e adoram esse deus porque acreditam que ele tem poder e pode ajudá-las.

Embora essa prática não seja tão comum hoje em dia, ainda existem pessoas que adoram deuses feitos de ouro e prata em algumas culturas.

Isaías está tentando transmitir a mensagem de que a adoração de deuses feitos pelo homem é fútil e não tem valor.

Isso se relaciona com a fé em Deus porque Isaías está enfatizando a importância de adorar o verdadeiro Deus, em vez de deuses falsos criados pelo homem.

Podemos aplicar essa mensagem em nossas vidas hoje em dia, lembrando-nos de que a adoração de coisas materiais não tem valor e que devemos colocar nossa fé e confiança em Deus.

Explicação de Isaías 46:6

A história da adoração aos ídolos de ouro e prata

Em um tempo muito distante, havia um povo que acreditava que o ouro e a prata eram os materiais mais preciosos do mundo. Eles os usavam para fazer joias, objetos de decoração e até mesmo para criar ídolos que adoravam como deuses.

Essas pessoas acreditavam que, ao derramarem ouro de suas bolsas e pesarem prata na balança, estavam fazendo uma oferta sagrada aos seus deuses. Eles contratavam ourives habilidosos para transformar esses metais em estátuas divinas, que eram então colocadas em altares e adoradas com grande devoção.

No entanto, havia um profeta chamado Isaías que alertava essas pessoas sobre o erro de sua adoração aos ídolos. Ele dizia que esses deuses de ouro e prata eram apenas criações humanas, sem poder ou vida real.

Isaías comparava esses ídolos aos verdadeiros deuses, que criaram o mundo e governavam sobre ele. Ele dizia que, em vez de adorar objetos inanimados, as pessoas deveriam se voltar para o Deus verdadeiro e viver de acordo com seus mandamentos.

Mas muitas pessoas ignoravam as palavras de Isaías e continuavam a adorar seus ídolos de ouro e prata. Eles acreditavam que esses deuses lhes trariam prosperidade e proteção, e não queriam abandonar essa crença.

Isaías, no entanto, continuou a pregar sua mensagem de adoração ao Deus verdadeiro. Ele sabia que a idolatria era um pecado grave e que as pessoas precisavam se arrepender e mudar seus caminhos.

Hoje em dia, ainda há pessoas que adoram ídolos de ouro e prata, seja em forma de estátuas ou em outras formas de riqueza material. Mas a mensagem de Isaías continua relevante: devemos nos voltar para o Deus verdadeiro e viver de acordo com seus mandamentos, em vez de colocar nossa fé em objetos inanimados.

Versões

6

Os que gastam o ouro da bolsa e pesam a prata nas balanças contratam um ourives para que faça um deus; e depois se prostram e se inclinam diante dele.

6

Há gente que pega uma boa porção do seu ouro e uma enorme quantidade da sua prata e paga um ourives para que com esse ouro e com essa prata ele faça um deus. E depois se ajoelham diante desse deus e o adoram.