Isaías 44:26
que executa as palavras de seus servos e cumpre as predições de seus mensageiros, que diz acerca de Jerusalém: ‘Ela será habitada’, e das cidades de Judá: ‘Elas serão construídas’, e de suas ruínas: ‘Eu as restaurarei’,
Significado de Isaías 44:26
O "que" mencionado no versículo se refere a Deus.
Os servos e mensageiros mencionados são os profetas que falaram em nome de Deus.
"Ela será habitada" significa que Jerusalém voltará a ser um lugar habitado por pessoas após ter sido destruída.
As cidades de Judá que serão construídas não são especificadas no versículo.
Deus restaurará as ruínas mencionadas de acordo com a sua vontade e poder.
A profecia pode ter se cumprido parcialmente em alguns momentos da história, mas ainda pode ter um cumprimento futuro.
O contexto histórico e cultural desse versículo é a situação de Judá e Jerusalém após a destruição do templo e do exílio babilônico.
A importância teológica desse versículo é mostrar a fidelidade de Deus em cumprir suas promessas e restaurar o seu povo.
Podemos aplicar esse versículo em nossas vidas hoje, lembrando-nos de que Deus é fiel em cumprir suas promessas e que podemos confiar nele em meio às dificuldades.
Esse versículo nos ensina sobre a fidelidade de Deus e sua capacidade de restaurar o que foi destruído.
Explicação de Isaías 44:26
A promessa de restauração de Jerusalém e Judá
Há muitos anos atrás, Jerusalém e as cidades de Judá estavam em ruínas. As pessoas que viviam lá estavam desesperadas e sem esperança de que um dia suas casas seriam reconstruídas. Foi nesse momento que um profeta chamado Isaías recebeu uma mensagem de Deus para transmitir ao povo.
Deus disse a Isaías que ele executaria as palavras de seus servos e cumpriria as predições de seus mensageiros. Ele prometeu que Jerusalém seria habitada novamente e que as cidades de Judá seriam reconstruídas. E não só isso, Deus também prometeu que ele restauraria as ruínas dessas cidades.
Essa mensagem de esperança trouxe alívio ao povo que estava sofrendo. Eles acreditaram nas palavras de Isaías e começaram a trabalhar na reconstrução de suas casas e cidades. E Deus cumpriu sua promessa, como sempre faz.
Hoje, podemos olhar para a história de Jerusalém e Judá e ver a fidelidade de Deus. Ele sempre cumpre suas promessas e executa as palavras de seus servos. E essa promessa de restauração é uma prova disso.
Mas essa mensagem não é apenas para o povo de Jerusalém e Judá. É para todos nós que passamos por momentos difíceis em nossas vidas. Deus nos promete que ele restaurará nossas vidas e nos dará esperança novamente. Tudo o que precisamos fazer é confiar nele e acreditar em suas palavras.
Então, quando nos sentirmos desesperados e sem esperança, lembremos da promessa de Deus para Jerusalém e Judá. Ele é fiel e cumprirá suas promessas em nossas vidas também.
Versões
Eu confirmo a palavra do meu servo e cumpro o conselho dos meus mensageiros. Digo a respeito de Jerusalém: ‘Ela será habitada’; e a respeito das cidades de Judá: ‘Elas serão edificadas’; e quanto às suas ruínas: ‘Eu as levantarei’.
Mas eu faço com que se cumpra a mensagem do meu servo e com que as palavras dos meus mensageiros aconteçam. Prometo que Jerusalém terá moradores novamente e que as cidades de Judá serão reconstruídas. Farei com que elas se levantem do meio das suas ruínas.