Isaías 43:9
Todas as nações se reúnem, e os povos se ajuntam. Qual deles predisse isto e anunciou as coisas passadas? Que eles façam entrar suas testemunhas, para provarem que estavam certos, para que outros ouçam e digam: "É verdade".
Significado de Isaías 43:9
As nações e os povos mencionados no versículo podem se referir a todas as pessoas do mundo.
O versículo prediz a reunião das nações e dos povos e a necessidade de provas para confirmar a verdade.
O autor desse versículo é o profeta Isaías.
As coisas passadas mencionadas no versículo podem se referir a profecias anteriores que foram cumpridas.
As testemunhas são necessárias para provar a verdade e confirmar a veracidade das profecias.
As testemunhas mencionadas no versículo podem se referir a profetas anteriores ou a pessoas que testemunharam a realização das profecias.
"Para que outros ouçam e digam 'É verdade'" significa que as testemunhas devem fornecer provas para que outros possam confirmar a verdade das profecias.
O contexto histórico desse versículo é o exílio babilônico dos judeus e a promessa de Deus de libertá-los.
Esse versículo pode se aplicar ao mundo atual como uma mensagem de esperança e confirmação da verdade da palavra de Deus.
A mensagem principal desse versículo é a importância da prova e da confirmação da verdade e a promessa de Deus de reunir todas as nações e povos.
Explicação de Isaías 43:9
A profecia sobre a reunião das nações
Há muito tempo, em uma época em que as nações se dividiam e guerreavam entre si, um profeta chamado Isaías recebeu uma mensagem de Deus. Ele foi instruído a anunciar que um dia todas as nações se reuniriam e os povos se ajuntariam. Mas quem poderia ter previsto algo assim? Quem poderia ter anunciado algo tão grandioso?
Isaías sabia que essa mensagem era importante e que deveria ser compartilhada com todos. Ele sabia que as pessoas precisavam saber que um dia haveria paz entre as nações e que todos se uniriam em um só propósito. Mas ele também sabia que muitos duvidariam dessa profecia. Por isso, ele desafiou os céticos a apresentarem suas próprias testemunhas para provar que estavam certos.
Isaías sabia que essa profecia era verdadeira, pois vinha de Deus. Ele sabia que um dia as nações se reuniriam e que isso seria um sinal de que a paz estava chegando. Ele queria que as pessoas ouvissem essa mensagem e acreditassem nela. Por isso, ele desafiou os céticos a apresentarem suas testemunhas para que todos pudessem ouvir e dizer: "É verdade".
Hoje, muitos anos depois, podemos ver que a profecia de Isaías se cumpriu. As nações se reuniram e os povos se uniram em um só propósito. Embora ainda haja conflitos e desentendimentos, podemos ver que a paz está chegando. E isso é um sinal de que Deus está cumprindo suas promessas.
O versículo de Isaías 43:9 é um lembrete de que Deus está no controle e que suas promessas se cumprirão. É um chamado para que todos acreditem na mensagem de paz e unidade que Deus tem para o mundo. É um desafio para que todos apresentem suas testemunhas e provem que estão certos. E é uma esperança para que todos possam dizer: "É verdade".
Versões
Todas as nações se congreguem, e os povos se reúnam. Quem dentre eles pode anunciar isto e mostrar-nos as predições antigas? Que apresentem as suas testemunhas, para que se justifiquem, e para que se ouça e se diga: ‘É verdade!’"
Reúnam-se no tribunal, todas as nações, ajuntem-se, todos os povos. Por acaso, um dos seus deuses anunciou o que ia acontecer? Algum deles disse o que está acontecendo agora? Que eles tragam as suas testemunhas e provem que estão certos, a fim de que todos digam: ‘É verdade mesmo!’ ”