Isaías 38:12

12

A minha casa foi derrubada e tirada de mim, como se fosse uma tenda de pastor. A minha vida foi enovelada, como faz o tecelão, e ele me cortou como um pedaço de tecido; dia e noite foste acabando comigo.

Significado do Versículo

O profeta Isaías está falando neste versículo.

A casa do falante foi derrubada e tirada dele.

A vida do falante é comparada a uma peça de tecido que está sendo tecida e cortada.

Deus é comparado a um tecelão.

"Enovelada" significa que a vida do falante está sendo enrolada como um novelo de lã.

"Cortou como um pedaço de tecido" significa que a vida do falante está sendo cortada como se fosse um pedaço de tecido que está sendo cortado para fazer uma roupa.

O falante diz que sua vida está sendo acabada dia e noite porque ele está sofrendo muito e sente que sua vida está se esvaindo.

O destinatário da fala neste versículo não é especificado.

Este versículo faz parte de uma oração de Ezequias, que estava doente e pediu a Deus que o curasse.

A mensagem principal deste versículo é que a vida do falante está sendo destruída e que ele precisa da ajuda de Deus para se recuperar.

Explicação de Isaías 38:12

A história de um homem que perdeu tudo

Um homem de nome Ezequias vivia em uma época em que o reino de Judá estava em constante ameaça de invasão dos assírios. Ele era um rei justo e temente a Deus, e por isso, Deus o abençoou com muitas vitórias em batalha. Porém, um dia, Ezequias ficou gravemente doente e recebeu a notícia de que não sobreviveria.

Desesperado, ele clamou a Deus por misericórdia e pediu que lhe fosse concedida mais vida. Deus ouviu a oração de Ezequias e lhe deu mais 15 anos de vida. Em gratidão, Ezequias compôs um poema que foi registrado no livro de Isaías, capítulo 38, versículo 12.

No poema, Ezequias expressa sua angústia ao ver sua casa ser destruída e sua vida ser desenrolada como um tecido. Ele compara sua vida a um pedaço de tecido que foi cortado pelo tecelão, e que dia e noite foi sendo acabado. Ezequias se sentia como um pastor que teve sua tenda arrancada, deixando-o sem abrigo e sem proteção.

O poema de Ezequias é uma expressão de sua gratidão a Deus por ter lhe concedido mais vida, mas também é uma reflexão sobre a fragilidade da vida humana. Ezequias sabia que sua vida era como um tecido que podia ser cortado a qualquer momento, e que sua casa podia ser derrubada a qualquer hora.

No final, Ezequias reconhece que Deus o livrou da morte e que agora ele pode louvar a Deus por mais tempo. Ele se sente grato por ter mais tempo para adorar a Deus e para viver sua vida com propósito.

A história de Ezequias e seu poema nos ensinam sobre a importância de reconhecer a fragilidade da vida e de sermos gratos por cada dia que temos. Ezequias nos lembra que, mesmo quando tudo parece perdido, Deus pode nos conceder mais tempo e nos dar uma nova chance de viver nossas vidas com propósito.

Versões

12

A minha habitação foi arrancada e removida para longe de mim, como a tenda de um pastor. Como tecelão, enrolei a minha vida; ele me cortará do tear; do dia para a noite darás cabo de mim.

12

A minha vida foi cortada e terminada como uma barraca de pastores que é desmontada e levada para longe ou como um pedaço de pano que o tecelão corta de uma peça de tecido. Dia e noite eu pensava que Deus já ia acabar comigo.