Isaías 37:29
Sim, contra mim você se enfurece, o seu atrevimento chegou aos meus ouvidos; por isso, porei o meu anzol em seu nariz e o meu freio em sua boca, e o farei voltar pelo caminho por onde veio.
Significado de Isaías 37:29
O profeta Isaías está falando nesta passagem bíblica.
O "você" se refere ao rei da Assíria, Senaqueribe.
"Se enfurecer" significa ficar com raiva ou irritado.
O "atrevimento" mencionado na passagem se refere à arrogância e presunção do rei da Assíria.
"Pôr o anzol no nariz" é uma metáfora que significa controlar alguém como se controla um animal.
"Pôr o freio na boca" é outra metáfora que significa controlar alguém como se controla um cavalo.
O objetivo de fazer alguém voltar pelo caminho por onde veio é mostrar que Deus tem o poder de controlar todas as coisas e que ninguém pode desafiar sua autoridade.
Deus usaria esses métodos para fazer alguém voltar porque Ele é justo e sabe o que é melhor para nós, mesmo que não entendamos no momento.
A mensagem geral desta passagem bíblica é que Deus é soberano e tem o poder de controlar todas as coisas, mesmo quando enfrentamos desafios e adversidades.
Podemos aplicar essa mensagem às nossas vidas hoje, lembrando que Deus está no controle e que podemos confiar nele, mesmo quando enfrentamos dificuldades. Também podemos lembrar que devemos ser humildes e não desafiar a autoridade de Deus.
Explicação de Isaías 37:29
A história por trás da promessa de Deus de "colocar um anzol no nariz" de um inimigo
Há muitos anos atrás, um rei chamado Senaqueribe liderava o império assírio, que estava em guerra com o reino de Judá. Senaqueribe havia conquistado várias cidades e vilarejos, e agora estava se aproximando da cidade de Jerusalém, onde o rei Ezequias governava.
Ezequias sabia que sua cidade estava em perigo, então ele se voltou para Deus em busca de ajuda. Ele orou e pediu a Deus para proteger Jerusalém e seu povo. Deus ouviu sua oração e enviou um profeta chamado Isaías para tranquilizá-lo.
Isaías disse a Ezequias que Deus havia ouvido suas orações e que Ele iria proteger Jerusalém. Ele também disse que Deus iria lidar com Senaqueribe e seu exército. Isaías profetizou que Senaqueribe seria derrotado e que ele não seria capaz de conquistar Jerusalém.
Senaqueribe não gostou de ouvir isso. Ele ficou furioso e enviou uma mensagem para Ezequias, zombando de Deus e dizendo que ele era mais poderoso do que qualquer outro deus. Ele disse que iria destruir Jerusalém e que ninguém seria capaz de impedi-lo.
Ezequias ficou preocupado com a ameaça de Senaqueribe, mas ele confiou em Deus e pediu a Isaías que orasse por ele. Isaías orou a Deus e pediu que Ele protegesse Jerusalém e que Senaqueribe fosse derrotado.
Deus respondeu a oração de Isaías. Naquela noite, um anjo do Senhor foi até o acampamento assírio e matou 185.000 soldados. Quando Senaqueribe acordou na manhã seguinte, ele viu seus soldados mortos e fugiu de volta para a Assíria.
Isaías profetizou que Deus iria colocar um anzol no nariz de Senaqueribe e um freio em sua boca, fazendo com que ele voltasse para a Assíria pelo mesmo caminho que veio. E assim aconteceu. Senaqueribe voltou para a Assíria e nunca mais tentou atacar Jerusalém.
A promessa de Deus de "colocar um anzol no nariz" de Senaqueribe é uma metáfora para dizer que Deus iria controlar seus inimigos e fazê-los voltar atrás. É uma promessa de que Deus sempre irá proteger aqueles que confiam Nele e que Ele é mais poderoso do que qualquer outro deus ou inimigo.
Versões
Por causa do seu furor contra mim e porque a sua arrogância subiu até os meus ouvidos, eis que porei o meu anzol no seu nariz e o meu freio na sua boca e farei você voltar pelo caminho por onde veio."
Eu soube do seu ódio e do seu orgulho, e agora vou pôr uma argola no seu nariz e um freio na sua boca, e farei você voltar pelo mesmo caminho por onde veio.”