Isaías 36:15

15

Não deixem Ezequias convencê-los a confiar no Senhor, quando diz: ‘Certamente o Senhor nos livrará; esta cidade não será entregue nas mãos do rei da Assíria’.

Isaías 36:15

Significado de Isaías 36:15

Ezequias era o rei de Judá na época da invasão da Assíria.

O rei da Assíria queria conquistar a cidade de Jerusalém.

O rei da Assíria tentou convencer o povo a se render oferecendo-lhes terras e vinhas em troca.

O rei da Assíria desafiou o Deus de Israel porque acreditava que Ele não era capaz de proteger a cidade.

A confiança em Deus era fundamental para os israelitas, pois Ele era o seu protetor e libertador.

Ezequias acreditava que Deus os livraria da invasão porque confiava na Sua promessa de proteção.

O povo ficou amedrontado diante das palavras do rei da Assíria, mas Ezequias os encorajou a confiar em Deus.

Deus enviou um anjo que matou 185 mil soldados assírios durante a noite, fazendo com que o rei da Assíria recuasse.

A passagem mostra a importância da confiança em Deus e de não se deixar levar pelas ameaças do inimigo.

Podemos aplicar essa lição em nossa vida hoje, confiando em Deus em todas as circunstâncias e não nos deixando abalar pelas ameaças do mundo.

Explicação de Isaías 36:15

A tentação de confiar em si mesmo

Há muitos séculos, em uma época em que a fé em Deus era mais forte e mais presente na vida das pessoas, havia um rei chamado Ezequias. Ele governava a cidade de Jerusalém, que estava ameaçada pelo exército do rei da Assíria. Ezequias, um homem de fé, confiava que Deus o protegeria e salvaria sua cidade da destruição. Porém, alguns de seus conselheiros não compartilhavam dessa confiança e tentavam persuadir o rei a buscar ajuda em outros lugares.

Um desses conselheiros, enviado pelo rei da Assíria, veio até Jerusalém e falou com os soldados que estavam protegendo a cidade. Ele disse que o rei da Assíria era poderoso demais e que não havia esperança de vitória para Jerusalém. Então, ele usou palavras enganosas para tentar convencer os soldados a desistirem da luta e se renderem.

Foi nesse momento que ele disse as palavras que ficariam registradas na história: "Não deixem Ezequias convencê-los a confiar no Senhor, quando diz: ‘Certamente o Senhor nos livrará; esta cidade não será entregue nas mãos do rei da Assíria’." Ele tentou fazer com que os soldados perdessem a fé em Deus e confiassem em si mesmos ou em outros deuses.

Mas Ezequias não se deixou levar pelas palavras do conselheiro. Ele sabia que Deus era fiel e que não os abandonaria. Ele orou a Deus e pediu sua ajuda. E Deus ouviu sua oração. Naquela mesma noite, um anjo do Senhor matou 185 mil soldados do exército da Assíria, e o rei da Assíria acabou desistindo de atacar Jerusalém.

Essa passagem bíblica nos ensina que a tentação de confiar em si mesmo ou em outras coisas é sempre presente em nossas vidas. Mas devemos lembrar que Deus é fiel e que podemos confiar nele em todas as situações. Ezequias não se deixou levar pelas palavras enganosas do conselheiro, mas confiou em Deus e foi salvo. Que possamos aprender com sua história e confiar sempre em Deus, mesmo quando as circunstâncias parecem desfavoráveis.

Versões

Bíblia NAA
15

Não deixem que Ezequias os leve a confiar no Senhor , dizendo: ‘O Senhor certamente nos livrará, e esta cidade não será entregue nas mãos do rei da Assíria.’

Bíblia NTLH
15

E não deixem que ele os convença a confiar no Senhor . Não pensem que Deus os salvará e não deixará que o nosso exército assírio conquiste a cidade de vocês.