Isaías 30:16
Vocês disseram: ‘Não, nós vamos fugir a cavalo’. E fugirão! Vocês disseram: ‘Cavalgaremos cavalos velozes’. Velozes serão os seus perseguidores!
Significado de Isaías 30:16
O profeta Isaías está falando nesta passagem bíblica.
Os destinatários da mensagem são o povo de Judá.
Os destinatários queriam fugir porque estavam com medo de serem atacados pelos assírios.
O plano dos destinatários era fugir a cavalo.
A fuga dos destinatários não seria bem-sucedida porque Deus não estava com eles.
Os perseguidores dos destinatários seriam os assírios.
Os perseguidores seriam velozes porque eram um exército bem treinado e equipado.
A mensagem principal desta passagem bíblica é que devemos confiar em Deus em vez de confiar em nossos próprios planos e recursos.
Esta mensagem pode ser aplicada à nossa vida hoje, lembrando-nos de que devemos confiar em Deus em todas as situações.
A partir desta passagem bíblica, podemos aprender que Deus é nosso protetor e provedor, e que devemos confiar nele em vez de confiar em nossos próprios recursos.
Explicação de Isaías 30:16
A história da fuga desesperada
Houve um tempo em que o povo de Judá estava em apuros. As ameaças de invasão eram constantes, e a tensão aumentava a cada dia. Alguns líderes do povo decidiram que a melhor opção era fugir. Eles achavam que, montados em seus cavalos velozes, conseguiriam escapar dos inimigos que os perseguiam.
Mas o profeta Isaías alertou-os: "Vocês disseram: ‘Não, nós vamos fugir a cavalo’. E fugirão! Vocês disseram: ‘Cavalgaremos cavalos velozes’. Velozes serão os seus perseguidores!".
Isaías sabia que a fuga não era a solução. Ele sabia que Deus estava com o povo de Judá e que, se confiassem nele, seriam protegidos. Mas o povo não queria ouvir. Eles estavam com medo e queriam fazer o que achavam melhor.
Então, eles fugiram. Montados em seus cavalos velozes, eles correram o mais rápido que puderam. Mas, como Isaías havia previsto, seus perseguidores eram ainda mais rápidos. Eles foram alcançados e capturados.
O que o povo de Judá não sabia era que Deus tinha um plano para eles. Ele queria protegê-los e guiá-los. Mas eles não confiaram nele. Eles escolheram seguir o caminho da fuga, em vez de confiar em Deus.
Essa história nos ensina que, muitas vezes, escolhemos o caminho errado. Pensamos que sabemos o que é melhor para nós, mas não confiamos em Deus. Esquecemos que ele tem um plano para nós e que, se confiarmos nele, seremos protegidos e guiados.
Isaías 30:16 é um lembrete para confiarmos em Deus em todas as situações. Ele está conosco, mesmo quando as coisas parecem difíceis. Se confiarmos nele, ele nos guiará pelo caminho certo e nos protegerá de todos os perigos.
Versões
Pelo contrário, disseram: ‘Nada disso! Nós vamos fugir a cavalo!’ Portanto, vocês fugirão. E vocês disseram: ‘Vamos cavalgar sobre cavalos ligeiros!’ Portanto, ligeiros serão aqueles que perseguem vocês.
Pelo contrário, disseram assim: ‘Não! Nós vamos montar cavalos ligeiros e assim escaparemos do inimigo!’ Pois fujam, se puderem; mas os cavalos dos inimigos são mais ligeiros do que os seus.