Isaías 29:20

20

Será o fim do cruel, o zombador desaparecerá e todos os de olhos inclinados para o mal serão eliminados,

Significado do Versículo

Não é especificado quem é o cruel mencionado na passagem.

"Olhos inclinados para o mal" se refere a pessoas que têm uma tendência ou preferência pelo mal.

"Será o fim" pode se referir ao fim do reinado do mal ou ao fim dos tempos.

A passagem é uma mensagem geral sobre o fim do mal e a eliminação daqueles que preferem o mal.

Essa passagem se relaciona com outras passagens da Bíblia que falam sobre o fim do mal e a justiça de Deus.

Explicação de Isaías 29:20

O fim do cruel e do zombador: a história da referência bíblica sobre a eliminação dos malfeitores

Isaías 29:20 é um versículo que traz uma mensagem de esperança para aqueles que sofrem nas mãos dos cruéis e zombadores. A passagem fala sobre o fim dessas pessoas, que serão eliminadas e não mais causarão mal aos outros.

A história desse versículo começa com o profeta Isaías, que viveu no século VIII a.C. em Jerusalém. Ele foi um dos principais profetas do Antigo Testamento e teve uma importante missão de alertar o povo de Israel sobre os perigos de se afastar de Deus. Isaías pregava a justiça, a paz e a fidelidade a Deus, mas muitos não o ouviam e continuavam a praticar o mal.

Foi nesse contexto que Isaías recebeu a mensagem que se tornaria o versículo 29:20. Ele profetizou que o fim do cruel e do zombador estava próximo, e que Deus iria eliminá-los para que não mais causassem sofrimento aos outros. Essa mensagem era uma promessa de que a justiça seria feita e que aqueles que praticavam o mal não teriam mais poder sobre os justos.

Ao longo dos séculos, essa mensagem se tornou uma referência para aqueles que lutam contra a injustiça e a opressão. Muitos líderes religiosos e políticos citaram Isaías 29:20 como uma inspiração para suas lutas por um mundo mais justo e pacífico.

Na época de Jesus, por exemplo, os fariseus e os saduceus eram considerados pelos judeus como cruéis e zombadores, pois se aproveitavam do poder religioso para oprimir os mais pobres. Jesus citou Isaías 29:20 para alertar esses líderes sobre o fim que os aguardava caso não mudassem seus caminhos e se voltassem para Deus.

Ao longo da história, muitos outros líderes religiosos e políticos também se inspiraram nesse versículo para lutar contra a opressão e a injustiça. Martin Luther King Jr., por exemplo, citou Isaías 29:20 em um de seus discursos, afirmando que a justiça divina iria prevalecer sobre a opressão humana.

Hoje, Isaías 29:20 continua sendo uma referência para aqueles que lutam por um mundo mais justo e pacífico. A mensagem de que o fim do cruel e do zombador está próximo é uma promessa de que a justiça será feita e que aqueles que praticam o mal não terão mais poder sobre os justos. É uma mensagem de esperança para aqueles que sofrem nas mãos dos opressores, e um lembrete de que Deus está sempre do lado dos justos.

Versões

20

Pois o tirano será reduzido a nada, o zombador já não existirá, e serão eliminados todos os que buscam o mal,

20

Pois Deus acabará com os que exploram o seu povo; os que zombam de Deus serão destruídos, e os que fazem planos para prejudicar os outros desaparecerão.