Isaías 10:11
eu tratarei Jerusalém e suas imagens como tratei Samaria e seus ídolos’ ".
Significado de Isaías 10:11
O profeta Isaías está falando nessa passagem bíblica.
Jerusalém é a capital do reino de Judá e um importante centro religioso na história bíblica.
As imagens mencionadas na passagem são provavelmente ídolos ou objetos de adoração.
Samaria é a capital do reino de Israel, que se separou de Judá após a morte do rei Salomão.
Os ídolos mencionados na passagem são objetos de adoração que eram comuns na cultura cananéia e em outros povos vizinhos a Israel e Judá.
Samaria foi conquistada pelos assírios em 722 a.C. e seus ídolos foram destruídos.
A mensagem da passagem é que Jerusalém será tratada da mesma maneira que Samaria, ou seja, será conquistada e seus objetos de adoração serão destruídos.
Jerusalém é considerada sagrada pelos judeus, cristãos e muçulmanos e é mencionada em várias passagens bíblicas como um importante centro religioso e político.
Samaria foi a capital do reino de Israel e foi conquistada pelos assírios em 722 a.C.
Essa passagem se relaciona com outras passagens bíblicas que falam sobre a importância de adorar somente a Deus e não se curvar diante de ídolos ou objetos de adoração.
Explicação de Isaías 10:11
A Profecia da Destruição de Jerusalém e suas Imagens
Isaías 10:11 é um versículo bíblico que traz uma profecia sobre a destruição de Jerusalém e suas imagens. Essa passagem faz parte do livro de Isaías, que é um dos livros proféticos do Antigo Testamento da Bíblia. Nesse livro, o profeta Isaías traz várias mensagens de Deus para o povo de Israel, alertando sobre a necessidade de se arrependerem e voltarem para o caminho do Senhor.
No capítulo 10, Isaías fala sobre a vinda de um exército estrangeiro que iria invadir a terra de Israel como um castigo divino pela desobediência do povo. Ele descreve esse exército como uma vara nas mãos de Deus, que seria usada para punir os israelitas. No versículo 11, Isaías diz que Deus iria tratar Jerusalém e suas imagens da mesma forma que tratou Samaria e seus ídolos.
Para entender o significado dessa profecia, é preciso conhecer um pouco da história de Israel na época em que Isaías escreveu essas palavras. Samaria era a capital do reino do norte de Israel, que havia se separado do reino do sul de Judá após a morte do rei Salomão. Esse reino do norte era conhecido por sua idolatria e infidelidade a Deus, o que levou à sua destruição pelas mãos dos assírios em 722 a.C.
Jerusalém, por sua vez, era a capital do reino do sul de Judá, que ainda existia na época em que Isaías profetizou. No entanto, o povo de Judá também havia se afastado de Deus e se entregado à idolatria e à injustiça. Isaías alertava que, se não se arrependessem, eles também seriam punidos por Deus.
Assim, quando Isaías diz que Deus iria tratar Jerusalém e suas imagens como tratou Samaria e seus ídolos, ele está alertando sobre a iminência da destruição de Jerusalém pelas mãos dos assírios. Essa profecia se cumpriu em parte em 701 a.C., quando o rei Senaqueribe da Assíria invadiu Judá e cercou Jerusalém. No entanto, Deus interveio e salvou a cidade da destruição total.
Essa profecia também tem um significado mais amplo para os cristãos, que veem nela um alerta sobre a necessidade de se manter fiel a Deus e evitar a idolatria e a injustiça. A mensagem de Isaías continua sendo relevante até hoje, pois muitas vezes nos afastamos de Deus e nos entregamos a práticas que não condizem com a sua vontade. A profecia da destruição de Jerusalém e suas imagens é um lembrete de que Deus é santo e justo, e que devemos buscar sempre a sua vontade em nossas vidas.
Versões
Será que não posso fazer com Jerusalém e os seus ídolos o mesmo que fiz com Samaria e os seus ídolos?’"
Já destruí Samaria e os seus ídolos e farei o mesmo com Jerusalém e com os seus ídolos.’ ”