Hebreus 3:16

16

Quem foram os que ouviram e se rebelaram? Não foram todos os que Moisés tirou do Egito?

Significado do Versículo

Os que ouviram e se rebelaram são os israelitas que saíram do Egito liderados por Moisés.

A palavra "rebelaram" significa que eles se recusaram a obedecer a Deus e seguir seus mandamentos.

Eles se rebelaram porque duvidaram da fidelidade de Deus e desejaram retornar ao Egito.

O autor de Hebreus está mencionando isso para enfatizar a importância da obediência a Deus e a consequência da desobediência.

"Todos os que Moisés tirou do Egito" se refere a todos os israelitas que foram libertados da escravidão no Egito.

Aqueles que se rebelaram foram os israelitas que duvidaram da fidelidade de Deus e desejaram retornar ao Egito.

Isso se relaciona com a mensagem geral do livro de Hebreus, que é a importância da fé em Deus e da obediência a seus mandamentos.

A aplicação prática deste verso para os cristãos hoje é que devemos aprender com a história dos israelitas e evitar a mesma rebelião, confiando em Deus e obedecendo a seus mandamentos.

Podemos evitar a mesma rebelião dos israelitas através da fé em Deus, confiança em sua fidelidade e obediência a seus mandamentos.

Explicação de Hebreus 3:16

A rebelião dos hebreus no deserto: quem foram os que ouviram e se rebelaram?

O versículo em questão faz parte do livro de Hebreus, que é uma carta escrita para cristãos judeus que estavam passando por perseguições e tentados a abandonar a fé. O autor da carta utiliza a história do povo de Israel no deserto como exemplo de como a desobediência pode levar à perdição.

No capítulo 3, o autor começa a falar sobre a superioridade de Jesus em relação a Moisés, que foi um grande líder do povo de Israel. Ele cita o Salmo 95, que fala sobre a importância de se ouvir a voz de Deus e não endurecer o coração, como os hebreus fizeram no deserto. O autor então faz a pergunta retórica do versículo 16, lembrando que não foram todos os que saíram do Egito que obedeceram a Deus, mas muitos se rebelaram e foram castigados.

A história da rebelião dos hebreus no deserto começa logo após a saída do Egito, quando eles se encontram diante do Mar Vermelho e são perseguidos pelo exército egípcio. Deus abre o mar para que o povo passe a pé enxuto, mas logo em seguida eles começam a reclamar da falta de água e comida. Deus então faz brotar água da rocha e manda maná do céu para alimentá-los.

Apesar de todos esses milagres, os hebreus continuam a murmurar e a desobedecer a Deus. Eles se recusam a entrar na terra prometida por medo dos gigantes que habitam lá e começam a adorar ídolos, como o bezerro de ouro. Deus se ira com a rebeldia do povo e decide que eles não entrarão na terra prometida, exceto Josué e Calebe, que foram fiéis.

O autor de Hebreus usa essa história para alertar os cristãos sobre os perigos da desobediência e da incredulidade. Ele lembra que, assim como os hebreus foram castigados por sua desobediência, os cristãos também podem perder a salvação se não perseverarem na fé. Ele exorta seus leitores a não endurecerem o coração como os hebreus fizeram, mas a ouvirem a voz de Deus e seguirem a Jesus, que é o verdadeiro líder e salvador.

Em resumo, o versículo Hebreus 3:16 faz referência à rebelião dos hebreus no deserto, que é um exemplo de como a desobediência pode levar à perdição. O autor de Hebreus usa essa história para alertar os cristãos sobre os perigos da incredulidade e exortá-los a perseverarem na fé.

Versões

16

E quem foram os que ouviram e, mesmo assim, se rebelaram? Não foram todos os que saíram do Egito por meio de Moisés?

16

Quem foi que ouviu a voz de Deus e se revoltou contra ele? Foram todos os que Moisés tirou do Egito.