Gênesis 50:24

24

Antes de morrer José disse a seus irmãos: "Estou à beira da morte. Mas Deus certamente virá em auxílio de vocês e os tirará desta terra, levando-os para a terra que prometeu com juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó".

Gênesis 50:24

Significado de Gênesis 50:24

José estava prestes a morrer.

Os irmãos de José são os filhos de Jacó.

Significa que José estava próximo de falecer.

A promessa é que Deus levaria os filhos de Jacó para uma terra que Ele havia prometido a Abraão, Isaque e Jacó.

Deus fez essa promessa.

Abraão, Isaque e Jacó são os patriarcas do povo de Israel.

"Com juramento" significa que Deus fez uma promessa solene e irrevogável.

Deus iria ajudar os irmãos de José tirando-os da terra em que estavam e levando-os para a terra prometida.

Essa frase nos ensina que podemos confiar em Deus e em Suas promessas, mesmo em momentos difíceis.

Explicação de Gênesis 50:24

A profecia de José sobre a libertação de seus irmãos

Quando José estava prestes a morrer, ele reuniu seus irmãos e lhes fez uma profecia que mudaria o curso de suas vidas. Ele disse que Deus certamente viria em auxílio deles e os tiraria da terra em que estavam vivendo, levando-os para a terra que havia sido prometida a seus antepassados Abraão, Isaque e Jacó.

Para entender o significado dessa profecia, é preciso voltar um pouco no tempo. José era o filho mais novo de Jacó, e seus irmãos o invejavam por ser o favorito do pai. Eles o venderam como escravo para uma caravana de comerciantes, que o levaram para o Egito. Lá, ele foi vendido para Potifar, um oficial do faraó, e acabou sendo preso injustamente. Mas Deus o ajudou a sair da prisão e se tornar o governador do Egito, segundo em comando apenas ao faraó.

Quando uma grande fome assolou a terra de Canaã, os irmãos de José foram até o Egito em busca de alimento. Eles não o reconheceram, mas José os reconheceu e decidiu testá-los para ver se haviam mudado. Depois de algumas provas, ele se revelou a eles e os perdoou por terem o vendido como escravo. Ele os convidou a se mudarem para o Egito com suas famílias, onde teriam alimento e proteção.

Mas José sabia que essa não era a terra que Deus havia prometido a seus antepassados. Ele sabia que eles eram estrangeiros no Egito e que um dia Deus os libertaria e os levaria de volta para a terra prometida. Por isso, ele fez essa profecia aos seus irmãos antes de morrer. Ele sabia que Deus cumpriria suas promessas e que seus irmãos seriam libertados da escravidão no Egito e levados de volta para a terra que Deus havia prometido a Abraão, Isaque e Jacó.

Essa profecia se cumpriu muitos anos depois, quando Moisés liderou os filhos de Israel na saída do Egito. Eles atravessaram o Mar Vermelho e se dirigiram para a terra prometida. Embora tenham enfrentado muitas dificuldades e desafios ao longo do caminho, Deus os protegeu e os guiou até que finalmente chegaram à terra prometida.

Hoje em dia, essa profecia de José ainda é lembrada e celebrada pelos judeus e cristãos como um exemplo da fidelidade de Deus em cumprir suas promessas. Ela nos lembra que, mesmo quando enfrentamos dificuldades e incertezas em nossas vidas, podemos confiar que Deus está conosco e que ele cumprirá suas promessas em seu tempo e de acordo com sua vontade.

Versões

Bíblia NAA
24

José disse a seus irmãos: — Eu vou morrer em breve. Mas Deus certamente visitará vocês e fará com que saiam desta terra para ir à terra que jurou dar a Abraão, a Isaque e a Jacó.

Bíblia NTLH
24

Certo dia José disse aos irmãos: — Eu vou morrer logo, mas estou certo de que Deus virá ajudá-los e os levará deste país para a terra que ele jurou dar a Abraão, a Isaque e a Jacó.