Gênesis 50:15
Vendo os irmãos de José que seu pai havia morrido, disseram: "E se José guardar rancor contra nós e resolver retribuir todo o mal que lhe causamos? "
Significado de Gênesis 50:15
Os irmãos de José são os filhos de Jacó.
O pai de José, Jacó, havia morrido.
Os irmãos de José estavam preocupados que ele guardasse rancor contra eles.
Eles temiam que José retribuísse todo o mal que eles haviam causado a ele.
Os irmãos de José venderam-no como escravo para o Egito.
José reagiu com compaixão e perdão.
José disse aos seus irmãos que não guardava rancor e que Deus havia usado o mal para um bem maior.
Os irmãos de José se sentiram aliviados e gratos por sua bondade.
Os irmãos de José se reconciliaram com ele e voltaram para o Egito com suas famílias.
A história de José e seus irmãos termina com a reconciliação e a bênção de Deus sobre eles.
Explicação de Gênesis 50:15
A preocupação dos irmãos de José após a morte de seu pai
Após a morte de Jacó, pai de José e seus irmãos, estes últimos ficaram preocupados com a possibilidade de José guardar rancor contra eles e querer se vingar por todo o mal que lhe causaram no passado. Afinal, eles haviam vendido José como escravo quando eram mais jovens, movidos pela inveja que sentiam do irmão preferido do pai.
No entanto, a história de José não termina aí. Apesar de ter sido vendido como escravo, ele acabou sendo levado para o Egito, onde foi comprado por Potifar, um oficial do faraó. Lá, José mostrou-se um homem íntegro e inteligente, o que lhe valeu a confiança de Potifar e o posto de administrador de sua casa.
No entanto, a esposa de Potifar tentou seduzir José, que resistiu às suas investidas. Furiosa, ela acusou José de tentar estuprá-la, o que levou Potifar a mandá-lo para a prisão. Lá, José mais uma vez mostrou sua habilidade em administrar, o que chamou a atenção do chefe dos carcereiros, que o colocou como responsável por todos os presos.
Certo dia, o faraó teve um sonho que ninguém conseguia interpretar. Foi então que um dos presos, que havia sido padeiro do faraó, lembrou-se de José e recomendou-o ao faraó. José interpretou o sonho como um aviso de que haveria sete anos de fartura seguidos por sete anos de fome, e sugeriu ao faraó que armazenasse alimentos durante os anos de fartura para enfrentar os anos de fome.
Impressionado com a sabedoria de José, o faraó o nomeou governador do Egito, com a missão de administrar a coleta e distribuição de alimentos. Durante os anos de fome, José distribuiu comida a todos os que precisavam, inclusive seus irmãos, que vieram até o Egito em busca de mantimentos.
Ao vê-los, José reconheceu-os, mas eles não o reconheceram. Ele então decidiu testá-los, acusando-os de serem espiões. Depois de algumas idas e vindas, José finalmente se revelou a seus irmãos, perdoando-os pelo que haviam feito no passado e pedindo-lhes que trouxessem seu pai e toda a família para morar no Egito.
Assim, quando Jacó morreu, os irmãos de José ficaram preocupados com a possibilidade de ele querer se vingar, já que agora não havia mais o pai para interceder por eles. No entanto, José não guardava rancor e, ao contrário, continuou a ser um exemplo de perdão e bondade.
A história de José, narrada no livro de Gênesis, é uma das mais conhecidas da Bíblia e tem sido fonte de inspiração para muitas pessoas ao longo dos séculos. Ela mostra como a perseverança, a integridade e a confiança em Deus podem levar a uma vida plena e feliz, mesmo diante das adversidades. Além disso, ela nos ensina a importância do perdão e da reconciliação, mesmo nos casos mais difíceis e dolorosos.
Versões
Vendo os irmãos de José que seu pai já era morto, disseram: — É possível que José tenha ódio de nós; certamente nos retribuirá todo o mal que lhe fizemos.
Depois da morte do pai, os irmãos de José disseram: — Talvez José tenha ódio de nós e vá se vingar de todo o mal que lhe fizemos.