Gênesis 45:9
Voltem depressa a meu pai e digam-lhe: Assim diz o seu filho José: Deus me fez senhor de todo o Egito. Vem para cá, não te demores.
Significado de Gênesis 45:9
José está falando nesta passagem bíblica.
O pai mencionado na passagem é Jacó.
José é o filho de Jacó que foi vendido como escravo pelos seus irmãos e acabou se tornando governador do Egito.
José se tornou senhor de todo o Egito depois de interpretar os sonhos do faraó e sugerir um plano para lidar com a fome que estava assolando a região.
José está pedindo para seu pai vir para o Egito para que ele possa viver com ele e ser cuidado durante a fome.
José quer que seus irmãos digam a seu pai que ele está vivo e que é governador do Egito.
Os irmãos de José ficaram surpresos e assustados quando descobriram que ele era o governador do Egito.
O contexto histórico desta passagem bíblica é a história de José e seus irmãos, que é contada em Gênesis 37-50.
A mensagem principal desta passagem bíblica é sobre a reconciliação e o perdão, já que José perdoa seus irmãos por terem vendido ele como escravo.
Esta passagem bíblica se relaciona com outras histórias da Bíblia que falam sobre a importância do perdão e da reconciliação, como a história de Jesus perdoando seus inimigos na cruz.
Explicação de Gênesis 45:9
A mensagem de José para seu pai: a história por trás de uma das passagens mais emocionantes da Bíblia
Gênesis 45:9 é uma das passagens mais emocionantes da Bíblia. Ela conta a história de José, um dos filhos de Jacó, que foi vendido como escravo pelos próprios irmãos e acabou se tornando governador do Egito. Depois de anos de sofrimento e injustiça, José finalmente tem a oportunidade de se vingar de seus irmãos, mas escolhe perdoá-los e oferecer-lhes ajuda.
Na passagem, José pede aos seus irmãos que voltem para casa e digam a seu pai que ele está vivo e que se tornou o governador do Egito. Ele pede que seu pai venha para o Egito o mais rápido possível, para que possam se reunir novamente. A mensagem é clara: José quer que seu pai saiba que ele está bem e que está em uma posição de poder.
A história por trás dessa passagem é longa e complexa. José foi vendido como escravo pelos seus irmãos por inveja e ciúme. Ele acabou sendo comprado por um oficial egípcio e foi levado para o Egito, onde trabalhou como escravo. Mas, graças ao seu talento e inteligência, ele acabou se tornando o administrador da casa de seu mestre.
No entanto, a vida de José não foi fácil. Ele foi acusado falsamente de tentar seduzir a esposa de seu mestre e acabou sendo preso. Mas, novamente, graças ao seu talento e inteligência, ele conseguiu se destacar na prisão e acabou sendo nomeado como o responsável pelos outros prisioneiros.
Foi durante esse período na prisão que José começou a ter visões e sonhos que o levaram a acreditar que um dia se tornaria um grande líder. E, de fato, foi isso que aconteceu. Quando o faraó do Egito teve um sonho que ninguém conseguia interpretar, José foi chamado para ajudar. Ele interpretou o sonho como um sinal de que haveria sete anos de fartura seguidos por sete anos de fome. Graças a essa interpretação, o faraó nomeou José como governador do Egito, encarregado de armazenar alimentos para os anos de fome.
Foi nessa posição de poder que José teve a oportunidade de se vingar de seus irmãos. Mas, em vez disso, ele escolheu perdoá-los e oferecer-lhes ajuda. Ele sabia que seu pai estava sofrendo com a perda de seu filho e queria que ele soubesse que José estava vivo e bem.
A mensagem de José é uma mensagem de amor e perdão. Ele poderia ter escolhido se vingar de seus irmãos, mas escolheu perdoá-los e oferecer-lhes ajuda. Ele poderia ter se esquecido de seu pai e de sua família, mas escolheu lembrá-los de que ele ainda se importava com eles. É uma mensagem que ainda ressoa hoje, séculos depois de ter sido escrita.
Versões
Voltem depressa para junto de meu pai e digam a ele: "Assim manda dizer o seu filho José: Deus me pôs por senhor em toda a terra do Egito. Venha para junto de mim; não demore.
— Agora voltem depressa para casa e digam ao meu pai que o seu filho José manda lhe dizer o seguinte: “Deus me fez governador de todo o Egito. Venha me ver logo; não demore.