Gênesis 45:16

16

Quando se ouviu no palácio do faraó que os irmãos de José haviam chegado, o faraó e todos os seus conselheiros se alegraram.

Significado do Versículo

Os irmãos de José eram Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zebulom, Benjamim, Dã, Naftali e Gade.

Os irmãos de José foram ao palácio do faraó para comprar alimentos durante a grande fome que assolava a região.

O faraó e todos os seus conselheiros se alegraram com a chegada dos irmãos de José porque eles eram de uma terra distante e traziam notícias e novidades.

Os conselheiros do faraó eram homens sábios e experientes que o ajudavam a governar o Egito.

O faraó e seus conselheiros se alegraram com a chegada dos irmãos de José porque eles traziam notícias sobre a região e também porque podiam comprar alimentos.

José foi um líder importante no Egito porque ele interpretou os sonhos do faraó e previu a grande fome que assolou a região. Ele também foi responsável por armazenar alimentos durante os anos de fartura para serem usados durante a fome.

José chegou ao Egito como um escravo vendido pelos seus irmãos.

José foi vendido pelos seus irmãos por inveja e ciúme, pois ele era o filho preferido de Jacó.

José se tornou um líder no Egito porque ele foi promovido a administrador da casa de Potifar, depois foi preso injustamente e interpretou os sonhos dos seus companheiros de cela e, por fim, interpretou os sonhos do faraó e foi promovido a governador do Egito.

A mensagem que Deus transmitiu através da história de José é que Ele pode transformar situações difíceis em bênçãos e que Ele tem um plano para cada um de nós, mesmo que não entendamos no momento. Além disso, a história de José mostra a importância do perdão e da reconciliação entre irmãos.

Explicação de Gênesis 45:16

A Alegria do Faraó e seus Conselheiros com a Chegada dos Irmãos de José

O versículo em questão relata um momento de grande alegria no palácio do faraó, quando os irmãos de José finalmente chegaram. Mas para entender o contexto dessa história, precisamos voltar um pouco no tempo.

José era o filho mais novo de Jacó, mas também o mais amado. Isso gerou ciúmes entre seus irmãos, que o venderam como escravo para uma caravana de comerciantes. José acabou sendo levado para o Egito, onde foi vendido novamente e acabou trabalhando para Potifar, um oficial do faraó.

Porém, José foi injustamente acusado de tentar seduzir a esposa de Potifar e acabou sendo preso. Lá, ele conheceu dois outros prisioneiros, que tiveram sonhos estranhos. José interpretou os sonhos e suas previsões se cumpriram, o que chamou a atenção do faraó.

O faraó teve um sonho que o deixou perturbado e nenhum dos seus conselheiros conseguiu interpretá-lo. Foi então que um dos prisioneiros que havia conhecido José se lembrou dele e o indicou ao faraó. José interpretou o sonho do faraó e previu uma grande fome que assolaria a região.

Impressionado com a sabedoria de José, o faraó o nomeou governador do Egito e lhe deu grande poder e riqueza. José então organizou o armazenamento de alimentos para enfrentar a fome que viria.

Enquanto isso, a família de José, que vivia em Canaã, também foi afetada pela fome. Jacó enviou seus filhos para o Egito em busca de mantimentos, sem saber que José era o governador do país.

Quando os irmãos de José chegaram ao Egito, ele os reconheceu, mas eles não o reconheceram. José então os testou, acusando-os de serem espiões. Depois de algumas provas, ele finalmente se revelou a eles e os perdoou pelo que haviam feito.

Foi nesse momento que a notícia da chegada dos irmãos de José chegou ao palácio do faraó. O faraó e seus conselheiros ficaram muito felizes, pois sabiam que isso significava que a fome seria amenizada e que a paz seria restaurada na região.

Assim, o versículo em questão retrata um momento de grande alívio e felicidade para o povo do Egito e para os irmãos de José, que finalmente puderam se reconciliar. Mas também mostra a sabedoria e a bondade de José, que soube perdoar aqueles que o haviam traído e trabalhou para o bem de todos.

Versões

16

Fez-se ouvir na casa de Faraó esta notícia: "Chegaram os irmãos de José." E Faraó e seus oficiais ficaram contentes com a notícia.

16

A notícia de que os irmãos de José tinham vindo chegou até o palácio do rei do Egito, e ele e os seus servidores ficaram contentes com isso.