Gênesis 42:33
"Então o homem que governa aquele país nos disse: ‘Vejamos se vocês são honestos: um dos seus irmãos ficará aqui comigo, e os outros poderão voltar e levar mantimentos para matar a fome das suas famílias.
Significado de Gênesis 42:33
O homem que governa o país mencionado na passagem é o governador do Egito, que é José, irmão dos homens que vieram comprar mantimentos.
O homem queria testar a honestidade dos irmãos de José porque ele suspeitava que eles eram espiões.
Dez irmãos de José foram enviados para comprar mantimentos.
Os irmãos ficaram preocupados e com medo quando souberam que um deles teria que ficar no Egito.
Simeão foi escolhido para ficar no Egito como garantia.
Os irmãos de José se sentiram tristes e preocupados ao voltar para casa sem o irmão que ficou no Egito.
José disse aos seus servos para encher as sacolas dos irmãos com alimentos e colocar o dinheiro de volta em suas sacolas.
Os irmãos ficaram com medo porque pensaram que o governador do Egito poderia acusá-los de roubo.
Os irmãos disseram a Jacó que o governador do Egito havia exigido que Simeão ficasse no Egito como garantia.
Jacó ficou triste e preocupado ao saber que Simeão havia sido deixado no Egito e disse que não permitiria que Benjamim fosse enviado ao Egito.
Explicação de Gênesis 42:33
A difícil decisão do governante estrangeiro
Era uma época de fome e escassez na terra de Canaã, e Jacó, o patriarca da família, enviou seus filhos para o Egito em busca de mantimentos. Lá, eles foram recebidos pelo governante do país, que suspeitou que eles eram espiões. Depois de alguns acontecimentos, o governante decidiu testar a honestidade dos irmãos.
Foi então que ele disse: "Vejamos se vocês são honestos: um dos seus irmãos ficará aqui comigo, e os outros poderão voltar e levar mantimentos para matar a fome das suas famílias." Essa foi uma decisão difícil para os irmãos, que se sentiram culpados pelo que haviam feito com seu irmão mais novo, José, anos antes.
Eles não sabiam que o governante era, na verdade, José, que havia se tornado um importante líder no Egito. José havia sido vendido como escravo pelos próprios irmãos e passado por muitas dificuldades até chegar ao poder. Agora, ele queria testar a sinceridade e o arrependimento dos irmãos.
Os irmãos concordaram com a proposta do governante, mas ficaram preocupados com o destino do irmão que teria que ficar no Egito. Eles não queriam perder mais um irmão e temiam que algo ruim pudesse acontecer com ele.
No final, José revelou sua identidade aos irmãos e os perdoou pelo que haviam feito. Ele também permitiu que todos voltassem para Canaã com mantimentos suficientes para alimentar suas famílias. Foi um momento de reconciliação e perdão, que marcou a história da família de Jacó.
A referência bíblica do versículo em questão é apenas um trecho dessa história, mas ele mostra a dificuldade que os irmãos enfrentaram ao ter que deixar um deles para trás. Essa passagem também destaca a importância da honestidade e da sinceridade, valores que foram testados naquele momento.
Versões
Então o homem, o senhor da terra, respondeu: "Nisto saberei que vocês são homens honestos: deixem comigo um de seus irmãos, peguem o cereal para remediar a fome de suas casas e vão embora.
O governador respondeu: “Eu tenho um jeito de descobrir se vocês são homens honestos. Um de vocês ficará aqui comigo, e os outros vão voltar, levando um pouco de mantimento para as suas famílias, que estão passando fome.