Gênesis 42:21
Eles se prontificaram a fazer isso e disseram uns aos outros: "Certamente estamos sendo punidos pelo que fizemos a nosso irmão. Vimos como ele estava angustiado, quando nos implorava por sua vida, mas não lhe demos ouvidos; por isso nos sobreveio esta angústia".
Significado de Gênesis 42:21
"Eles" são os irmãos de José.
Eles se prontificaram a trazer seu irmão mais novo para o Egito, como exigido por José.
"Nosso irmão" é José, que eles venderam como escravo anos antes.
Eles venderam José como escravo.
Eles não deram ouvidos a José porque o odiavam por causa dos sonhos que ele teve.
A angústia que sobreveio a eles foi a fome que assolou a terra.
Eles acham que estão sendo punidos por causa do que fizeram a José.
José implorou por sua vida quando eles o venderam como escravo.
Eles reconhecem sua culpa agora porque estão enfrentando as consequências de suas ações.
Essa passagem nos ensina sobre a importância do arrependimento e da responsabilidade por nossas ações.
Explicação de Gênesis 42:21
A reflexão dos irmãos sobre a punição que receberam
Os irmãos de José estavam em uma situação difícil. Eles precisavam de comida para sobreviver, mas o governador do Egito, que eles não sabiam ser seu irmão, exigiu que eles trouxessem o irmão mais novo como prova de sua honestidade. Enquanto isso, eles se lembraram do que haviam feito com José anos atrás. Eles o haviam vendido como escravo e mentido para seu pai, Jacó, dizendo que ele havia sido morto por um animal selvagem. Agora, eles estavam sofrendo as consequências de seus atos.
Quando os irmãos se encontraram novamente com José, eles não o reconheceram. Ele os acusou de serem espiões e exigiu que eles trouxessem o irmão mais novo como prova de sua inocência. Os irmãos se prontificaram a fazer isso, mas não sem reflexão. Eles disseram uns aos outros que estavam sendo punidos pelo que haviam feito a José. Eles se lembraram de como ele havia implorado por sua vida e como eles não haviam dado ouvidos. Agora, eles estavam sofrendo angústia por causa disso.
Essa reflexão dos irmãos mostra que eles haviam mudado desde que haviam vendido José. Eles haviam percebido o erro de seus caminhos e estavam dispostos a fazer o que fosse necessário para corrigi-lo. Eles estavam dispostos a arriscar suas próprias vidas para salvar a vida de seu irmão mais novo. Eles estavam dispostos a enfrentar a punição por seus erros passados.
Essa história nos ensina que é importante refletir sobre nossas ações e assumir a responsabilidade por elas. Não podemos escapar das consequências de nossos erros, mas podemos aprender com eles e fazer o que for necessário para corrigi-los. Podemos mudar e nos tornar pessoas melhores. Podemos ser perdoados e perdoar. Podemos encontrar a redenção e a paz.
Versões
Então disseram entre si: — Na verdade, estamos sendo castigados por causa de nosso irmão, pois vimos a angústia de sua alma, quando nos pedia, e não lhe demos ouvidos; por isso, nos sobrevém agora esta ansiedade.
e disseram uns aos outros: — De fato, nós agora estamos sofrendo por causa daquilo que fizemos com o nosso irmão. Nós vimos a sua aflição quando pedia que tivéssemos pena dele, porém não nos importamos. Por isso agora é a nossa vez de ficarmos aflitos.