Gênesis 37:14
Disse-lhe o pai: "Vá ver se está tudo bem com os seus irmãos e com os rebanhos, e traga-me notícias". Jacó o enviou quando estava no vale de Hebrom. Mas José se perdeu quando se aproximava de Siquém;
Significado de Gênesis 37:14
Jacó enviou José para verificar a situação de seus irmãos e rebanhos porque ele estava preocupado com eles e queria ter certeza de que estavam bem.
Jacó estava no vale de Hebrom quando enviou José.
José se perdeu quando se aproximava de Siquém provavelmente porque não conhecia bem a área e se desviou do caminho.
Os irmãos de José eram Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zebulom, Dã, Naftali, Gade e Aser.
A relação de José com seus irmãos era complicada, pois eles o invejavam por ser o favorito de Jacó.
Depois que se perdeu, José foi vendido como escravo pelos ismaelitas.
Jacó ficou muito triste e preocupado quando soube que José estava perdido.
José era importante para Jacó porque era seu filho favorito e também porque Jacó acreditava que ele tinha um papel importante a desempenhar na história de sua família.
A história de José se relaciona com a história geral da Bíblia porque mostra como Deus pode usar até mesmo as situações mais difíceis para cumprir seus planos.
O significado espiritual da história de José é que Deus está sempre presente, mesmo nas situações mais difíceis, e que ele pode usar até mesmo nossos problemas e sofrimentos para nos moldar e nos preparar para o que ele tem reservado para nós.
Explicação de Gênesis 37:14
A missão de José: a jornada para encontrar seus irmãos
Jacó, um homem de fé e pai de doze filhos, tinha uma grande preocupação em seu coração. Seus filhos haviam saído para pastorear os rebanhos, mas ele não tinha notícias deles há dias. Preocupado com o bem-estar de seus filhos e de seus animais, Jacó decidiu enviar seu filho José para procurá-los e trazer notícias.
José partiu em sua jornada, seguindo as instruções de seu pai. Ele viajou por dias, atravessando vales e montanhas, até chegar ao vale de Hebrom. Lá, ele procurou por seus irmãos e pelos rebanhos, mas não os encontrou. Decidido a continuar sua busca, José seguiu em frente, em direção a Siquém.
No caminho, José se perdeu. Ele não conhecia bem a região e acabou se afastando do caminho certo. Desorientado, ele vagou por horas, sem saber para onde ir. Enquanto isso, seus irmãos estavam em Siquém, pastoreando os rebanhos e se divertindo.
Quando finalmente encontrou um grupo de homens, José perguntou se eles sabiam onde estavam seus irmãos. Eles disseram que haviam visto os irmãos de José em Siquém, e indicaram o caminho para ele chegar lá. José agradeceu e seguiu em frente.
Chegando em Siquém, José encontrou seus irmãos pastoreando os rebanhos. Mas eles não ficaram felizes em vê-lo. Na verdade, ficaram com inveja e raiva, pois José era o filho favorito de Jacó e eles sentiam ciúmes dele. Eles decidiram se livrar de José, vendendo-o como escravo para um grupo de mercadores que passava por ali.
Assim, a missão de José acabou em tragédia. Ele havia partido em busca de seus irmãos e dos rebanhos, mas acabou sendo traído por eles e vendido como escravo. Mas essa não foi o fim da história de José. Mais tarde, ele se tornaria um grande líder e governador no Egito, graças à sua fé e perseverança. E sua história seria contada por gerações, como um exemplo de como Deus pode transformar a vida de uma pessoa, mesmo em meio às dificuldades e provações.
Versões
Israel continuou: — Vá, agora, e veja se está tudo bem com os seus irmãos e com o rebanho; e traga-me notícias. Assim, o enviou do vale de Hebrom, e ele foi a Siquém.
Jacó disse: — Vá lá e veja se os seus irmãos e os animais vão bem e me traga notícias. Então dali, do vale de Hebrom, Jacó mandou que José fosse até Siquém, e ele foi. Quando chegou lá,