Gênesis 36:41
Oolibama, Elá, Pinom,
Significado de Gênesis 36:41
Oolibama, Elá e Pinom são nomes de descendentes de Esaú, mencionados na genealogia de Edom em Gênesis 36:1-43.
Embora não haja muita informação sobre esses indivíduos, eles fazem parte da linhagem de Esaú, que é importante na história bíblica como irmão de Jacó e pai das nações edomitas.
A lista genealógica é uma forma de registrar a descendência de Esaú e sua contribuição para a história de Israel.
Oolibama era esposa de Esaú, Elá era filho de Esaú e Pinom era neto de Esaú.
Não há muitos detalhes sobre a vida dessas pessoas na Bíblia.
A pronúncia desses nomes pode ser difícil devido às diferenças entre o hebraico antigo e o hebraico moderno.
Não há conexão direta entre esses nomes e outras passagens bíblicas.
Os nomes foram escolhidos porque fazem parte da genealogia de Edom e são importantes para entender a história de Israel.
Oolibama significa "a que pertence ao povo" ou "a que é amada pelo povo", Elá significa "carvalho" e Pinom significa "fonte".
Embora não haja uma aplicação direta desses nomes em nossas vidas hoje, podemos aprender com a importância da genealogia e da história de nossos antepassados.
Explicação de Gênesis 36:41
A história por trás dos nomes em Gênesis 36:41: uma jornada pelos descendentes de Esaú
Gênesis 36:41 é um versículo que, à primeira vista, pode parecer irrelevante. No entanto, ele faz parte de uma longa genealogia que descreve os descendentes de Esaú, filho de Isaque e irmão gêmeo de Jacó. O versículo em questão menciona três nomes: Oolibama, Elá e Pinom. Mas quem são essas pessoas e qual é a sua importância na história bíblica?
Para entender a história por trás desses nomes, é preciso voltar um pouco no tempo. Esaú e Jacó eram irmãos, mas tinham personalidades muito diferentes. Enquanto Esaú era um caçador habilidoso e um homem de ação, Jacó era mais astuto e preferia ficar em casa. Em um momento crucial da história, Jacó enganou Esaú e roubou a sua bênção paterna, o que gerou uma grande rixa entre os dois irmãos.
Apesar disso, Esaú também teve uma vida cheia de aventuras e desafios. Ele se casou com três mulheres, sendo que uma delas era Oolibama, filha de Aná e neta de Zibeão, um dos chefes dos horeus. Os horeus eram um povo que habitava a região montanhosa de Seir, onde Esaú se estabeleceu após deixar a casa de seus pais.
Oolibama deu a Esaú um filho chamado Jeús, que se tornou o ancestral de uma tribo chamada jeusitas. Elá e Pinom, mencionados no mesmo versículo, eram filhos de Basemate, outra esposa de Esaú. Elá se tornou o ancestral dos elatitas, enquanto Pinom deu origem aos pinonitas.
Esses nomes podem parecer estranhos e distantes para nós hoje em dia, mas na época em que foram escritos, eles tinham uma grande importância. A genealogia era uma forma de estabelecer as raízes de um povo e de mostrar a sua conexão com as histórias sagradas. Ao mencionar os nomes de Oolibama, Elá e Pinom, a Bíblia está traçando uma linha de descendência que vai desde Esaú até as tribos que habitavam a região de Seir.
Além disso, essa genealogia também mostra que Esaú, apesar de ter sido preterido em relação a Jacó, teve uma vida plena e deixou um legado importante para o seu povo. Os jeusitas, elatitas e pinonitas foram tribos que tiveram um papel significativo na história de Israel, e a sua existência pode ser traçada até os filhos de Esaú mencionados em Gênesis 36:41.
Em resumo, Gênesis 36:41 é um versículo que faz parte de uma longa genealogia que traça a linhagem dos descendentes de Esaú. Ao mencionar os nomes de Oolibama, Elá e Pinom, a Bíblia está mostrando a conexão entre Esaú e as tribos que habitavam a região de Seir, e destacando a importância desse personagem bíblico na história do povo de Israel.
Versões
Oolibama, Elá, Pinom,
De Esaú vieram as seguintes tribos edomitas: Timna, Alva, Jetete, Oolibama, Elá, Pinom, Quenaz, Temã, Mibsar, Magdiel e Irão. A região em que morava cada uma dessas tribos recebeu o nome da sua tribo.