Gênesis 35:26

26

Estes foram seus filhos com Zilpa, serva de Lia: Gade e Aser. Foram esses os filhos de Jacó, nascidos em Padã-Arã.

Significado do Versículo

Zilpa era uma das servas de Lia, esposa de Jacó.

Lia era uma das esposas de Jacó, irmã de Raquel.

Gade e Aser eram dois dos filhos de Jacó com Zilpa.

Jacó teve dois filhos com Zilpa: Gade e Aser.

Padã-Arã era a região onde Jacó viveu por um tempo, onde ele se casou com Lia e Raquel e onde teve seus filhos.

Na cultura da época, era comum que os homens tivessem filhos com suas servas se suas esposas não pudessem ter filhos.

Os filhos de Jacó com as servas foram importantes na formação das doze tribos de Israel.

Os filhos de Jacó com as servas foram tratados como filhos legítimos, mas não tiveram a mesma posição que os filhos de Lia e Raquel.

Os filhos de Jacó com as servas se tornaram líderes de tribos em Israel.

O significado espiritual desses filhos pode ser interpretado de várias maneiras, mas alguns veem neles uma representação da importância da humildade e da submissão a Deus.

Explicação de Gênesis 35:26

A Descendência de Jacó com Zilpa, a Serva de Lia

No livro de Gênesis, há diversos relatos sobre a vida de Jacó, um dos patriarcas do povo de Israel. Entre as muitas histórias, há uma que fala sobre a descendência que ele teve com Zilpa, a serva de sua esposa Lia. Essa história é contada no capítulo 35, versículo 26 da Bíblia Sagrada.

Nesse versículo, é mencionado que Gade e Aser foram os filhos de Jacó com Zilpa, nascidos enquanto eles estavam em Padã-Arã. Mas para entender melhor essa história, é preciso voltar um pouco no tempo.

Jacó tinha dois irmãos, Esaú e Isaque. Esaú era o primogênito e, por isso, teria direito a receber a bênção de seu pai, Isaque. No entanto, Jacó enganou seu pai e recebeu a bênção em seu lugar. Isso fez com que Esaú se revoltasse e quisesse matar Jacó, que precisou fugir para não ser morto.

Durante sua fuga, Jacó chegou a Padã-Arã, onde conheceu Lia e Raquel, filhas de Labão. Ele se apaixonou por Raquel e pediu a mão dela em casamento, mas Labão exigiu que ele trabalhasse por sete anos em troca da mão de sua filha. Jacó aceitou o acordo, mas Labão o enganou e deu a ele Lia como esposa em vez de Raquel. Jacó teve que trabalhar mais sete anos para poder se casar com Raquel também.

Lia, por sua vez, era estéril e não conseguia ter filhos. Então ela deu sua serva, Zilpa, para Jacó como concubina, para que ela pudesse gerar filhos em seu lugar. Foi assim que nasceram Gade e Aser, que foram contados como filhos de Jacó.

Essa história mostra como a vida de Jacó foi marcada por muitas dificuldades e desafios, mas também por muitas bênçãos e filhos. Mesmo tendo que lidar com a traição de seu irmão e a desonestidade de seu sogro, Jacó conseguiu construir uma família e deixar um legado que seria importante para o povo de Israel. E mesmo que essa história seja apenas um pequeno trecho da Bíblia, ela nos ensina muito sobre a importância da fé, da perseverança e da confiança em Deus.

Versões

26

e Gade e Aser, filhos de Zilpa, serva de Lia. São estes os filhos de Jacó, que lhe nasceram em Padã-Arã.

26

Com Zilpa, a escrava de Leia, ele teve Gade e Aser. Esses filhos de Jacó nasceram na Mesopotâmia.