Gênesis 35:12

12

A terra que dei a Abraão e a Isaque, dou a você; e também aos seus futuros descendentes darei esta terra".

Significado do Versículo

A terra que Deus deu a Abraão e Isaque é a terra de Canaã, que inclui a Palestina moderna.

Deus está dando a mesma terra a Jacó porque ele é um dos descendentes de Abraão e Isaque e, portanto, tem direito a essa herança.

Os futuros descendentes de Jacó são os filhos de Israel, que se tornarão as doze tribos de Israel.

Jacó pode ter certeza de que Deus cumprirá essa promessa porque Deus é fiel e cumpre suas promessas.

Deus está fazendo essa promessa agora porque Jacó acabou de renovar sua aliança com Deus em Betel.

Essa promessa significa que a terra de Canaã é a herança do povo de Israel e que Deus os protegerá e abençoará nessa terra.

Essa promessa se aplica apenas à terra de Canaã e não a outras terras.

Deus está dando essa terra especificamente aos descendentes de Abraão, Isaque e Jacó porque eles foram escolhidos por Deus para serem seu povo e para cumprir sua vontade na terra.

Essa promessa se relaciona com a Aliança Abraâmica porque é uma extensão dessa aliança e uma confirmação da promessa de Deus a Abraão de que seus descendentes teriam a terra de Canaã como herança.

Essa promessa se relaciona com a promessa de Deus a Davi de um reino eterno porque a terra de Canaã é a base desse reino e é onde o Messias virá para governar.

Explicação de Gênesis 35:12

A Promessa de Deus para Jacó e seus Descendentes na Terra Prometida

No livro sagrado da Bíblia, há uma passagem que relata a promessa de Deus para Jacó e seus descendentes na Terra Prometida. Nessa passagem, Deus afirma que a terra que Ele havia dado a Abraão e a Isaque, Ele também daria a Jacó e aos seus futuros descendentes. Essa promessa é encontrada em Gênesis 35:12.

De acordo com a história bíblica, Jacó era o filho mais novo de Isaque e neto de Abraão. Ele teve doze filhos, que se tornaram os patriarcas das doze tribos de Israel. Jacó era um homem de fé e teve muitas experiências com Deus ao longo de sua vida. Uma dessas experiências aconteceu em Betel, onde ele teve um sonho em que Deus lhe prometeu a terra em que ele estava deitado.

Depois desse sonho, Jacó construiu um altar em Betel e fez um voto a Deus, prometendo que se Ele o protegesse e o abençoasse, ele daria a décima parte de tudo o que possuía a Ele. Anos depois, quando Jacó estava retornando para sua terra natal com sua família e seus bens, ele soube que seu irmão Esaú estava vindo ao seu encontro com quatrocentos homens armados.

Com medo de ser atacado por Esaú, Jacó orou a Deus pedindo proteção e ajuda. Deus ouviu sua oração e enviou um anjo para lutar com ele durante a noite. Jacó lutou com o anjo até o amanhecer e, no final, o anjo o abençoou e mudou seu nome para Israel, que significa "aquele que luta com Deus".

Depois dessa experiência, Jacó se reuniu com Esaú e os dois se reconciliaram. Jacó então seguiu para a cidade de Siquém, onde comprou um pedaço de terra e construiu um altar a Deus. Foi nesse lugar que Deus renovou sua promessa de dar a Jacó e seus descendentes a terra em que ele estava deitado.

Essa promessa foi confirmada novamente quando Jacó voltou para Betel e construiu outro altar a Deus. Foi lá que Deus apareceu a Jacó e lhe disse que mudaria seu nome para Israel e que a terra que Ele havia dado a Abraão e a Isaque, Ele também daria a ele e seus descendentes.

Essa promessa de Deus para Jacó e seus descendentes foi cumprida muitos anos depois, quando os israelitas conquistaram a Terra Prometida sob a liderança de Josué. Ainda hoje, essa promessa é lembrada e celebrada pelos judeus como um sinal da fidelidade de Deus e de sua bondade para com seu povo escolhido.

Versões

12

A terra que dei a Abraão e a Isaque darei também a você e, depois de você, à sua descendência.

12

A terra que dei a Abraão e a Isaque darei também a você e depois a darei aos seus descendentes.”