Gênesis 34:30
Então Jacó disse a Simeão e a Levi: "Vocês me puseram em grandes apuros, atraindo sobre mim o ódio dos cananeus e dos ferezeus, habitantes desta terra. Somos poucos, e se eles juntarem suas forças e nos atacarem, eu e a minha família seremos destruídos".
Significado de Gênesis 34:30
Simeão e Levi são filhos de Jacó.
Jacó está falando com eles porque eles foram responsáveis por um ataque violento contra os habitantes de uma cidade vizinha.
Simeão e Levi mataram todos os homens da cidade enquanto eles estavam vulneráveis após a circuncisão.
Os cananeus e ferezeus são os habitantes da terra onde Jacó e sua família estão vivendo.
Eles odeiam Jacó e sua família porque Simeão e Levi mataram os homens da cidade vizinha.
Jacó diz que eles são poucos porque eles são uma família pequena em comparação com os habitantes da terra.
Se os cananeus e ferezeus atacarem Jacó e sua família, eles serão destruídos porque são poucos em número.
Jacó está preocupado com sua família porque ele é o líder e responsável por protegê-los.
Jacó espera que Simeão e Levi se arrependam de seu ataque e ajudem a proteger a família.
A lição que podemos aprender é que a violência não é a solução para os problemas e que devemos pensar nas consequências de nossas ações antes de agir.
Explicação de Gênesis 34:30
A Consequência das Ações Impulsivas dos Filhos de Jacó
Jacó, um dos patriarcas da Bíblia, tinha doze filhos, sendo Simeão e Levi dois deles. Certo dia, Diná, a única filha de Jacó, foi até a cidade dos cananeus para visitar algumas mulheres. Lá, ela foi vista por Siquém, filho do líder da cidade, que se apaixonou por ela e a estuprou. Após o ocorrido, Siquém pediu a mão de Diná em casamento, mas os irmãos de Diná, Simeão e Levi, não aceitaram a proposta e elaboraram um plano para se vingar.
Os irmãos de Diná concordaram com o pedido de casamento, mas fizeram uma exigência: todos os homens da cidade deveriam se circuncidar para que a união pudesse acontecer. Siquém e seu pai concordaram com a proposta e todos os homens da cidade foram circuncidados. Três dias depois, enquanto os homens ainda estavam se recuperando da cirurgia, Simeão e Levi invadiram a cidade e mataram todos os homens, incluindo Siquém e seu pai.
Jacó ficou furioso com a atitude impulsiva de seus filhos e temeu pela segurança de sua família, pois sabia que a notícia da matança se espalharia rapidamente e poderia atrair a ira dos cananeus e ferezeus, que habitavam a região. Ele repreendeu seus filhos, dizendo que eles haviam colocado a vida de todos em risco e que agora eles seriam vistos como inimigos pelos habitantes da cidade.
Jacó sabia que sua família era pequena e que, se os cananeus e ferezeus se unissem para atacá-los, eles não teriam chance de sobreviver. Ele temia pela vida de seus filhos e netos, além da possibilidade de perder tudo o que havia conquistado naquela terra. Simeão e Levi perceberam o erro que cometeram e se arrependeram, mas já era tarde demais para reverter as consequências de suas ações.
O versículo de Gênesis 34:30 é uma reflexão de Jacó sobre a situação em que sua família se encontrava após a matança na cidade dos cananeus. Ele reconheceu que seus filhos haviam colocado todos em perigo e que agora eles teriam que lidar com as consequências de suas ações. O episódio mostra como a impulsividade pode levar a atitudes extremas e como as escolhas de uma pessoa podem afetar a vida de muitas outras.
Versões
Então Jacó disse a Simeão e a Levi: — Vocês me criaram um problema e me fizeram odioso entre os moradores desta terra, entre os cananeus e os ferezeus. Como somos pouca gente, eles se reunirão contra mim, e serei destruído, eu e a minha casa.
Então Jacó disse a Simeão e a Levi: — Vocês me puseram numa situação difícil. Agora os cananeus, os perizeus e todos os moradores destas terras vão ficar com ódio de mim. Eu não tenho muitos homens. Se eles se ajuntarem e me atacarem, a minha família inteira será morta.