Gênesis 31:30

30

Agora, se você partiu porque tinha saudade da casa de seu pai, por que roubou meus deuses? "

Significado do Versículo

Jacó está falando nesta passagem bíblica.

Labão, seu sogro, é o destinatário da fala.

Jacó partiu porque sentiu que Labão não o tratava bem e porque queria voltar para a terra de seus pais.

Jacó acusa Labão de ter roubado seus bens e de ter perseguido ele e sua família.

Os deuses que foram roubados são os ídolos da família de Labão.

Na cultura da época, os ídolos eram considerados importantes porque eram vistos como protetores e provedores de bênçãos.

Jacó espera que Labão negue a acusação e devolva seus bens.

Jacó é genro de Labão, mas os dois têm uma relação tensa e conflituosa.

Labão nega ter roubado os bens de Jacó e acusa sua filha de ter levado os ídolos.

Jacó e Labão fazem um acordo para resolver a situação e selam a paz entre eles.

Explicação de Gênesis 31:30

A Confrontação de Jacó com Labão Sobre os Deuses Roubados

Jacó havia trabalhado para Labão por muitos anos, cuidando de seu rebanho e construindo sua riqueza. Mas chegou um momento em que Jacó decidiu que era hora de voltar para casa, para a terra de seus pais. Ele reuniu suas esposas, filhos e todo o seu gado e partiu, sem dizer nada a Labão.

Labão, no entanto, logo descobriu que Jacó havia fugido e decidiu persegui-lo. Depois de alguns dias de perseguição, Labão finalmente alcançou Jacó e confrontou-o. Ele estava furioso por Jacó ter fugido sem avisar e acusou-o de roubar seus deuses.

Jacó ficou surpreso com a acusação e negou ter roubado qualquer coisa. Ele disse a Labão que se alguém em sua família havia roubado os deuses, essa pessoa deveria ser punida. Labão, então, procurou em todas as tendas e encontrou os deuses escondidos na tenda de Raquel, uma das esposas de Jacó.

Raquel, que estava grávida na época, havia roubado os deuses de seu pai e os escondeu em sua tenda. Quando Labão encontrou os deuses, ele ficou ainda mais furioso e confrontou Jacó novamente. Ele perguntou a Jacó por que ele havia roubado seus deuses, se havia partido apenas por saudade de sua casa.

Jacó respondeu que não sabia que Raquel havia roubado os deuses e que ele não tinha nada a ver com isso. Ele disse a Labão que, se ele quisesse, poderia procurar em todas as tendas novamente e ver que não havia mais nada roubado.

Labão, finalmente, percebeu que não havia nada que pudesse fazer e decidiu deixar Jacó em paz. Ele se despediu de sua filha e netos e voltou para sua casa, enquanto Jacó continuou sua jornada de volta para sua terra natal.

O versículo de Gênesis 31:30 é um momento crucial na história de Jacó e Labão. Ele mostra a tensão entre os dois homens e a acusação de Labão contra Jacó. Também revela o segredo de Raquel e como ela roubou os deuses de seu pai. No final, a confrontação termina sem violência, mas com uma sensação de alívio para Jacó e sua família, que finalmente podem continuar sua jornada para casa.

Versões

30

E agora que você partiu de vez, pois está com saudades da casa de seu pai, por que roubou os meus deuses?

30

Eu sei que você foi embora porque tinha saudades de casa. Mas por que foi que você roubou as imagens dos deuses da minha casa?