Gênesis 31:25

25

Labão alcançou Jacó, que estava acampado nos montes de Gileade. Então Labão e os homens se acamparam ali também.

Gênesis 31:25

Significado de Gênesis 31:25

Labão é o tio de Jacó, irmão de Rebeca, mãe de Jacó.

Jacó estava acampado nos montes de Gileade.

Os montes de Gileade eram uma região montanhosa a leste do rio Jordão, conhecida por sua beleza natural e por ser um refúgio para muitos personagens bíblicos.

Labão decidiu acampar no mesmo lugar que Jacó para confrontá-lo sobre sua fuga com suas filhas e seus bens.

Labão e Jacó tiveram uma discussão sobre a fuga de Jacó e chegaram a um acordo.

A passagem bíblica faz parte da história de Jacó, que fugiu de sua casa por medo de seu irmão Esaú e acabou trabalhando para Labão por muitos anos.

O propósito dessa passagem bíblica é mostrar como Deus protegeu Jacó durante sua fuga e como ele foi capaz de lidar com a situação com sabedoria.

Essa passagem bíblica se relaciona com outras passagens do livro de Gênesis que contam a história de Jacó e sua família.

A mensagem principal dessa passagem bíblica é que Deus está sempre presente em nossas vidas, mesmo nos momentos difíceis, e que devemos confiar nele em todas as circunstâncias.

Podemos aplicar essa passagem bíblica em nossas vidas hoje, lembrando que Deus está sempre conosco e que devemos confiar nele em todas as situações, mesmo nas mais difíceis.

Explicação de Gênesis 31:25

A traição de Labão contra Jacó nos montes de Gileade

No livro de Gênesis, encontramos a história de Jacó, neto de Abraão, que trabalhou por anos para seu tio Labão em troca da mão de sua filha Raquel em casamento. Jacó, porém, foi enganado por Labão, que lhe deu a filha mais velha, Lia, em vez de Raquel. Jacó acabou se casando com as duas mulheres, além das servas de cada uma delas, e teve muitos filhos.

Certo dia, Jacó decidiu voltar para sua terra natal com sua família e seus rebanhos. Ele partiu sem avisar Labão, que só descobriu quando já estava longe. Labão ficou furioso e decidiu persegui-lo. Ele alcançou Jacó nos montes de Gileade, onde o encontrou acampado.

Labão e seus homens acamparam perto de Jacó, e os dois tiveram uma discussão. Labão acusou Jacó de ter roubado seus ídolos, o que Jacó negou. Raquel, esposa de Jacó, havia de fato roubado os ídolos, mas Jacó não sabia disso. Raquel escondeu os ídolos em sua sela e sentou em cima deles, alegando estar menstruada e, portanto, impura para que Labão não os encontrasse.

A discussão entre Labão e Jacó acabou sem solução, e os dois fizeram um pacto de paz. Labão, porém, não estava satisfeito e decidiu montar uma pedra como testemunha do acordo. Ele também deu um nome hebraico à pedra, que significa "testemunha", e um nome aramaico, que significa "monte da testemunha".

Depois disso, Labão se despediu de Jacó e voltou para sua casa. Jacó continuou sua jornada de volta para sua terra natal, ainda sem saber que Raquel havia roubado os ídolos de seu tio.

A referência bíblica Gênesis 31:25 é apenas um pequeno trecho dessa história, que mostra a perseguição de Labão contra Jacó nos montes de Gileade. A história completa é uma das mais famosas e emocionantes da Bíblia, cheia de traições, enganos e reviravoltas. Mas, no final, Jacó consegue superar todas as dificuldades e voltar para sua terra natal com sua família e seus rebanhos.

Versões

Bíblia NAA
25

Labão alcançou Jacó. Este havia armado a sua tenda naqueles montes. Também Labão armou a sua tenda com os seus parentes, nos montes de Gileade.

Bíblia NTLH
25

Labão alcançou Jacó na região montanhosa de Gileade, onde ele estava acampado. E Labão e os seus parentes acamparam no mesmo lugar.