Gênesis 31:23
Tomando consigo os homens de sua família, perseguiu Jacó por sete dias e o alcançou nos montes de Gileade.
Significado de Gênesis 31:23
Os homens da família de Labão, sogro de Jacó, o perseguiram.
Jacó foi alcançado nos montes de Gileade.
Os homens da família de Labão o perseguiram porque acreditavam que ele havia roubado alguns de seus ídolos.
O objetivo da perseguição era recuperar os ídolos que supostamente haviam sido roubados.
Jacó se defendeu e negou ter roubado os ídolos.
Não há registro de luta entre Jacó e seus perseguidores.
Labão e Jacó fizeram um acordo e Jacó seguiu seu caminho.
Os montes de Gileade eram uma região montanhosa a leste do rio Jordão, conhecida por sua beleza e riqueza natural.
A perseguição durou sete dias provavelmente porque era o tempo necessário para alcançar Jacó nos montes de Gileade.
Essa passagem é importante porque mostra a relação conturbada entre Jacó e Labão, além de destacar a fidelidade de Jacó a Deus em não se curvar diante de ídolos.
Explicação de Gênesis 31:23
A perseguição implacável de um parente invejoso
Jacó, o filho de Isaac e neto de Abraão, sempre teve uma vida complicada. Desde o início, ele lutou com seu irmão gêmeo, Esaú, pelo amor e atenção de seu pai. Mais tarde, ele enganou seu pai idoso para receber a bênção da primogenitura, que deveria ter sido dada a Esaú. E, por fim, ele se casou com duas irmãs, Lia e Raquel, que também competiam por sua afeição.
Mas a vida de Jacó ficou ainda mais difícil quando ele decidiu deixar a casa de seu sogro, Labão, e voltar para sua terra natal com sua família e seus rebanhos. Labão não ficou feliz com a partida de Jacó, pois ele havia se tornado muito rico e próspero sob o cuidado de seu sogro. Então, Labão perseguiu Jacó por três dias antes de ser detido por Deus em um sonho.
No entanto, a perseguição de Labão não foi a única que Jacó enfrentou. Seu próprio parente, seu primo Labão, também se juntou à perseguição, acompanhado por seus homens. Jacó, sabendo que Labão não tinha boas intenções, decidiu fugir com sua família e seus rebanhos durante a noite.
No entanto, Labão não desistiu facilmente. Ele perseguiu Jacó por sete dias, atravessando montanhas e vales, até alcançá-lo nos montes de Gileade. Quando finalmente o encontrou, Labão confrontou Jacó, acusando-o de roubar seus ídolos domésticos. Jacó, sem saber que Raquel havia roubado os ídolos, negou a acusação e permitiu que Labão procurasse em seus pertences.
Depois de não encontrar os ídolos, Labão e Jacó fizeram um acordo de paz. Eles construíram um monte de pedras como testemunho de seu acordo e prometeram não se prejudicarem mais. Jacó então continuou sua jornada de volta para sua terra natal, mas não sem antes ter enfrentado mais uma vez a perseguição implacável de um parente invejoso.
Versões
Reuniu os seus parentes e saiu no encalço de Jacó, por sete dias de viagem, e o alcançou nos montes de Gileade.
Ele reuniu os seus parentes e foi atrás de Jacó. Sete dias depois, Labão alcançou Jacó na região montanhosa de Gileade.