Gênesis 30:32
Hoje passarei por todos os seus rebanhos e tirarei do meio deles todas as ovelhas salpicadas e pintadas, todos os cordeiros pretos e todas as cabras pintadas e salpicadas. Eles serão o meu salário.
Significado de Gênesis 30:32
Jacó disse essa frase.
O objetivo era escolher animais para serem usados como salário.
As ovelhas salpicadas e pintadas, cordeiros pretos e cabras pintadas e salpicadas.
Esses animais eram considerados mais valiosos e raros.
A passagem destaca a importância da escolha de um salário justo.
A passagem se relaciona com a história de Jacó e sua jornada para se tornar um líder.
A passagem foi escrita durante o período em que os pastores eram uma parte importante da economia.
Esses animais eram considerados raros e valiosos na cultura da época.
A passagem pode nos lembrar da importância de escolher um salário justo e valorizar o trabalho dos outros.
A mensagem principal é que devemos ser justos e valorizar o trabalho dos outros.
Explicação de Gênesis 30:32
A promessa de Jacó a Labão: uma história sobre salpicos e pintas
Jacó havia trabalhado por sete anos para conquistar a mão de Raquel, a filha mais nova de Labão. No entanto, na noite do casamento, Labão enganou Jacó e lhe deu Lia, a filha mais velha, em vez de Raquel. Jacó então trabalhou mais sete anos para finalmente se casar com Raquel.
Durante esse tempo, Jacó trabalhou como pastor de ovelhas e cabras para Labão. Ele cuidou do rebanho com tanto zelo que, em pouco tempo, seus animais se multiplicaram e se tornaram mais fortes e saudáveis do que os de Labão.
Certo dia, Jacó propôs a Labão um acordo: ele cuidaria dos rebanhos de Labão, mas em troca, poderia ficar com todas as ovelhas salpicadas e pintadas, todos os cordeiros pretos e todas as cabras pintadas e salpicadas. Labão concordou, pensando que esses animais eram menos valiosos do que os outros.
No entanto, Jacó tinha um truque na manga. Ele colocou varas salpicadas e pintadas diante dos animais durante o acasalamento, fazendo com que nascessem mais animais salpicados e pintados. Assim, seu rebanho cresceu ainda mais forte e numeroso.
Quando chegou a hora de Jacó partir, Labão tentou mudar o acordo, mas Jacó se recusou a abrir mão de seus animais. Então, Labão concordou em deixar Jacó ficar com os animais salpicados e pintados como seu salário.
Essa história mostra a astúcia e a perseverança de Jacó, que conseguiu prosperar mesmo em meio a trapaças e dificuldades. Além disso, ela também destaca a importância de se cumprir acordos e de se valorizar o trabalho e a dedicação.
Versões
Passarei hoje por todo o seu rebanho, separando para mim todas as ovelhas salpicadas e malhadas, todos os cordeiros negros, e todas as cabras malhadas e salpicadas. Isto será o meu salário.
Hoje vou passar por todo o seu rebanho a fim de separar para mim todos os carneirinhos pretos e todos os cabritos malhados e com manchas. É só isso que eu quero como salário.