Gênesis 29:24

24

Labão também entregou sua serva Zilpa à sua filha, para que ficasse a serviço dela.

Gênesis 29:24

Significado de Gênesis 29:24

Labão é o irmão de Rebeca e o tio de Jacó.

Zilpa é uma das servas de Labão.

Labão é o pai da filha que recebeu Zilpa.

Labão entregou Zilpa à sua filha para que ela pudesse ter uma serva pessoal.

Uma serva era responsável por ajudar nas tarefas domésticas e cuidar das necessidades pessoais de sua proprietária.

Zilpa era uma serva contratada.

Labão esperava que sua filha ficasse satisfeita com a presença de Zilpa e que isso aumentasse sua posição social.

Zilpa não tinha escolha em ser entregue à filha de Labão, pois era uma serva contratada.

Essa passagem bíblica mostra a prática comum de usar servas na época bíblica e como isso afetava a vida das pessoas. Também pode ser vista como uma ilustração da desigualdade social e da exploração de trabalhadores.

Explicação de Gênesis 29:24

A entrega de uma serva como presente de casamento

Em Gênesis 29:24, encontramos um relato sobre a entrega de uma serva como presente de casamento. Labão, o pai da noiva, entregou sua serva Zilpa à sua filha para que ela ficasse a serviço dela. Esse versículo faz parte da história de Jacó, que se apaixonou por Raquel, a filha mais nova de Labão. Jacó trabalhou sete anos para poder se casar com Raquel, mas Labão o enganou e lhe deu Lia, a filha mais velha, em vez de Raquel. Jacó teve que trabalhar mais sete anos para poder se casar com Raquel.

Depois de se casar com Raquel, Jacó se tornou um homem rico e teve muitos filhos. Raquel, porém, não conseguia ter filhos e ficou muito triste. Então, ela pediu a Jacó que tivesse filhos com sua serva, Bila. Jacó concordou e teve dois filhos com Bila. Depois disso, a irmã de Raquel, Lia, também pediu a Jacó que tivesse filhos com sua serva, Zilpa. Jacó concordou novamente e teve mais dois filhos com Zilpa.

A entrega de Zilpa como presente de casamento foi uma prática comum naquela época. As servas eram consideradas propriedade dos seus donos e podiam ser entregues como presentes ou usadas para ter filhos. Era uma forma de aumentar a família e a riqueza. No entanto, essa prática não era justa para as servas, que eram tratadas como objetos e não tinham direitos.

A história de Jacó e suas esposas é uma das mais conhecidas da Bíblia. Ela mostra como as pessoas daquela época viviam e como a cultura e as tradições influenciavam suas vidas. Jacó teve que trabalhar muito para conseguir se casar com a mulher que amava, mas mesmo assim teve que enfrentar muitos problemas. A entrega de Zilpa como presente de casamento foi apenas mais um exemplo de como as mulheres eram tratadas naquela época.

Hoje em dia, a prática de entregar servas como presentes de casamento não existe mais. As mulheres têm direitos e são tratadas com respeito e dignidade. No entanto, ainda existem muitas desigualdades entre homens e mulheres em todo o mundo. A história de Jacó e suas esposas nos lembra da importância de lutar pelos direitos das mulheres e de acabar com todas as formas de discriminação e violência.

Versões

Bíblia NAA
24

(Labão tinha dado sua serva Zilpa para que fosse serva de Lia, sua filha.)

Bíblia NTLH
24

(Labão tinha dado a sua escrava Zilpa a Leia para ser escrava dela.).