Gênesis 28:4
Que ele dê a você e a seus descendentes a bênção de Abraão, para que você tome posse da terra na qual vive como estrangeiro, a terra dada por Deus a Abraão".
Significado de Gênesis 28:4
O autor do livro de Gênesis é desconhecido.
O destinatário da bênção mencionada em Gênesis 28:4 é Jacó, filho de Isaque e neto de Abraão.
Jacó é descendente de Abraão, que recebeu a promessa de Deus de que sua descendência seria abençoada e teria uma terra para chamar de sua.
A bênção de Abraão é importante porque é uma promessa de Deus que se estende à sua descendência, incluindo Jacó.
"Tomar posse da terra" significa que Jacó e seus descendentes teriam a posse da terra que Deus havia prometido a Abraão.
Jacó é considerado um estrangeiro na terra porque ele não era o dono da terra, mas um nômade que vivia nela temporariamente.
A bênção de Abraão se relaciona com a promessa de Deus a Abraão porque é uma extensão da promessa de Deus de abençoar a descendência de Abraão.
A bênção de Abraão se estende aos descendentes do destinatário porque Deus prometeu abençoar a descendência de Abraão.
A terra dada por Deus a Abraão é importante porque é a terra prometida por Deus à sua descendência.
A bênção de Abraão se relaciona com a história do povo de Israel porque Jacó é o pai das doze tribos de Israel e a promessa de Deus a Abraão se cumpre através da história do povo de Israel.
Explicação de Gênesis 28:4
A promessa da bênção de Abraão para Jacó e seus descendentes
Jacó, um dos filhos de Isaque, havia acabado de receber a bênção de seu pai, que deveria ter sido dada a seu irmão Esaú. Com medo da vingança de Esaú, Jacó foi enviado por sua mãe para a casa de seu tio Labão, em Padã-Arã. No caminho, ele parou em Betel para descansar e teve um sonho que mudaria sua vida para sempre.
No sonho, Jacó viu uma escada que se estendia da terra até o céu, com anjos subindo e descendo por ela. Então, Deus apareceu a Jacó e lhe disse: "Eu sou o Senhor, o Deus de Abraão, seu avô, e o Deus de Isaque. A terra em que você está deitado, eu a darei a você e a seus descendentes. Sua descendência será como o pó da terra, e você se estenderá para o oeste e para o leste, para o norte e para o sul. Todas as famílias da terra serão abençoadas por meio de você e de sua descendência. Eu estarei com você e o protegerei onde quer que vá, e o trarei de volta a esta terra. Eu não o abandonarei até que tenha cumprido o que lhe prometi".
Ao acordar, Jacó ficou impressionado com o que havia visto e ouvido. Ele reconheceu que Deus estava presente naquele lugar e que aquele era um lugar santo. Então, ele ergueu uma pedra como um memorial e prometeu que, se Deus o protegesse em sua jornada, ele o honraria e lhe daria um décimo de tudo o que possuía.
Mais tarde, quando Jacó chegou à casa de Labão, ele se apaixonou por Raquel, a filha mais nova de Labão. Ele trabalhou sete anos para se casar com ela, mas Labão o enganou e lhe deu sua outra filha, Lia, em vez de Raquel. Jacó então trabalhou mais sete anos para se casar com Raquel.
Durante esse tempo, Jacó teve muitos filhos com Lia e Raquel, bem como com suas servas. Sua descendência cresceu e se tornou uma grande nação, assim como Deus havia prometido. Eles se estabeleceram na terra que Deus havia dado a Abraão e se tornaram o povo escolhido de Deus.
A bênção de Abraão, que Deus havia prometido a Jacó em seu sonho, foi passada de geração em geração. Eles foram abençoados com prosperidade, segurança e proteção divina. Eles também foram chamados a ser uma bênção para todas as nações da terra, compartilhando a mensagem de Deus e sua salvação com o mundo.
Hoje, essa promessa continua a ser cumprida por meio de Jesus Cristo, que é o descendente de Abraão e Jacó. Através dele, todas as famílias da terra são abençoadas e têm acesso à salvação e à vida eterna. A história de Jacó e sua bênção é um lembrete de que Deus é fiel às suas promessas e que ele tem um plano para cada um de nós.
Versões
Que ele lhe dê a bênção de Abraão, a você e à sua descendência, para que você possua a terra de suas peregrinações, concedida por Deus a Abraão.
Que ele abençoe você e os seus descendentes, como abençoou Abraão, para que sejam donos desta terra onde você tem vivido como estrangeiro, terra que Deus deu a Abraão!