Gênesis 26:26

26

Por aquele tempo, veio a ele Abimeleque, de Gerar, com Auzate, seu conselheiro pessoal, e Ficol, o comandante dos seus exércitos.

Gênesis 26:26

Significado de Gênesis 26:26

Abimeleque veio a Isaque.

Abimeleque veio de Gerar.

Auzate era o conselheiro pessoal de Abimeleque.

Ficol era o comandante dos exércitos de Abimeleque.

Abimeleque era um rei filisteu e Isaque era um patriarca hebreu.

Abimeleque veio a Isaque para fazer um acordo com ele.

Abimeleque e seus conselheiros queriam fazer um acordo de paz com Isaque.

Ficol ser o comandante dos exércitos de Abimeleque mostrava que ele era um homem poderoso e influente.

Isaque recebeu Abimeleque e seus conselheiros de forma amigável.

Depois da chegada de Abimeleque, eles fizeram um acordo de paz e Isaque prosperou na terra.

Explicação de Gênesis 26:26

A visita do rei de Gerar e seus conselheiros a Isaque

Era uma tarde quente no deserto quando Isaque avistou uma pequena comitiva se aproximando de sua tenda. Ele reconheceu imediatamente o líder do grupo, Abimeleque, o rei de Gerar, que vinha acompanhado de Auzate, seu conselheiro pessoal, e Ficol, o comandante dos seus exércitos.

Isaque ficou surpreso com a visita inesperada, mas logo se lembrou de que seu pai, Abraão, havia tido um encontro semelhante com Abimeleque anos antes. Ele se levantou para cumprimentar os visitantes e ofereceu-lhes água e comida.

Abimeleque explicou que havia vindo em paz e que desejava fazer um acordo com Isaque. Ele havia percebido que Deus estava com Isaque e que ele havia prosperado muito no deserto. Abimeleque propôs que eles fizessem um pacto de não-agressão e que Isaque permitisse que seus homens pastoreassem livremente nas terras de Gerar.

Isaque aceitou a proposta e os dois homens selaram o acordo com um juramento solene. Depois disso, Abimeleque e seus conselheiros passaram a noite na tenda de Isaque e foram tratados com grande hospitalidade.

No dia seguinte, Isaque acompanhou seus convidados até a fronteira de sua propriedade e se despediu deles com cordialidade. Ele sabia que a paz entre seus povos era importante e que o acordo com Abimeleque seria benéfico para todos.

Com o tempo, Isaque continuou a prosperar e a se tornar um líder respeitado no deserto. Ele nunca esqueceu a lição que aprendeu com a visita de Abimeleque e sempre manteve uma postura de respeito e diálogo com os líderes das outras tribos da região.

A referência bíblica Gênesis 26:26 registra esse encontro entre Isaque e Abimeleque como um exemplo de como a paz e a cooperação entre os povos podem ser alcançadas através do diálogo e da negociação.

Versões

Bíblia NAA
26

Abimeleque, seu amigo Austate e Ficol, comandante do seu exército, saíram de Gerar para encontrar Isaque.

Bíblia NTLH
26

Certo dia Abimeleque saiu de Gerar e foi conversar com Isaque. Com ele foram o seu amigo Auzate e Ficol, o comandante do seu exército.