Gênesis 24:5
O servo lhe perguntou: "E se a mulher não quiser vir comigo a esta terra? Devo então levar teu filho de volta à terra de onde vieste? "
Significado de Gênesis 24:5
O servo mencionado neste versículo é Eliezer, o servo mais antigo de Abraão.
A terra de onde o servo veio é a Mesopotâmia.
O filho mencionado neste versículo é Isaque, o filho de Abraão e Sara.
Abraão queria que seu filho se casasse com uma mulher de sua própria família, em vez de se casar com uma mulher cananéia.
O servo escolheria a esposa para o filho com base em sua fidelidade a Deus e sua disposição em ajudar o servo e seus camelos.
O servo estava preocupado com a possibilidade da mulher não querer vir com ele porque isso significaria que ela não era a escolhida de Deus para se casar com Isaque.
Se a mulher não quisesse vir com o servo, o servo estaria livre para procurar outra esposa para Isaque.
O servo perguntou se deveria levar o filho de volta à terra de onde ele veio porque ele queria ter certeza de que estava seguindo a vontade de Deus em sua busca por uma esposa para Isaque.
O propósito deste capítulo em Gênesis é mostrar como Deus providenciou uma esposa para Isaque e como Ele abençoou a família de Abraão.
Essa história se relaciona com a história geral da Bíblia porque mostra como Deus cumpre Suas promessas e como Ele trabalha através das pessoas para realizar Seus planos.
Explicação de Gênesis 24:5
A preocupação do servo de Abraão com a escolha da esposa para Isaque
Na época em que Abraão vivia, era comum que os pais escolhessem a esposa para seus filhos. E assim, Abraão decidiu que seu filho Isaque deveria se casar com uma mulher da mesma linhagem e que fosse fiel ao Deus de Abraão. Por isso, ele enviou seu servo mais antigo para procurar uma esposa para Isaque entre seus parentes em uma terra distante.
O servo de Abraão, que não é mencionado pelo nome, partiu para a cidade de Nacor com dez camelos carregados de presentes para a futura noiva. Chegando lá, ele fez uma oração a Deus pedindo que a mulher escolhida fosse aquela que lhe oferecesse água para beber e ainda oferecesse água aos camelos. E assim aconteceu.
Rebeca, uma jovem muito bonita e bondosa, ofereceu água ao servo de Abraão e aos seus camelos. O servo, então, perguntou sobre sua família e descobriu que ela era parente de Abraão. Ele pediu para ficar na casa de Rebeca e, depois de contar a ela o propósito de sua viagem, pediu que ela se casasse com Isaque.
Rebeca ficou surpresa com o pedido, mas concordou em se casar com Isaque. O servo de Abraão deu a ela e a sua família muitos presentes valiosos, como sinal de gratidão e respeito. Mas, antes de partir, ele fez uma pergunta importante ao irmão de Rebeca: "E se a mulher não quiser vir comigo a esta terra? Devo então levar teu filho de volta à terra de onde vieste?"
O irmão de Rebeca respondeu que, se ela não quisesse ir, seria sinal de que Deus não havia permitido o casamento. Mas Rebeca, confiante na vontade de Deus, decidiu ir com o servo de Abraão para se casar com Isaque.
Essa história é um exemplo de como a vontade de Deus pode ser manifestada em nossas vidas, mesmo quando não entendemos completamente as circunstâncias. O servo de Abraão confiou em Deus para encontrar a esposa perfeita para Isaque, e Rebeca confiou em Deus para guiá-la em sua decisão de se casar com um homem que nunca havia conhecido.
Versões
Então o servo disse: — Talvez a mulher não queira vir comigo para esta terra. Nesse caso, devo levar o seu filho à terra de onde o senhor veio?
O empregado perguntou: — E o que é que eu faço se a moça não quiser vir comigo? Devo levar o seu filho de volta para a terra de onde o senhor veio?