Gênesis 22:14

14

Abraão deu àquele lugar o nome de "O Senhor proverá". Por isso até hoje se diz: "No monte do Senhor se proverá".

Gênesis 22:14

Significado de Gênesis 22:14

Abraão deu ao lugar o nome de "O Senhor proverá".

Abraão deu esse nome ao lugar porque acreditava que Deus proveria um sacrifício em substituição de seu filho.

"O Senhor proverá" significa que Deus proverá tudo o que precisamos, inclusive em momentos difíceis.

"No monte do Senhor se proverá" significa que Deus proverá um sacrifício em substituição de nosso pecado.

O propósito de Deus era testar a fé e a obediência de Abraão.

Abraão reagiu com obediência e fé, mesmo que isso significasse sacrificar seu próprio filho.

A recompensa de Abraão foi a bênção de Deus e a promessa de que sua descendência seria abençoada.

Essa história é vista como um exemplo de fé e obediência em todas as três principais religiões monoteístas: cristianismo, judaísmo e islamismo.

A mensagem principal dessa passagem bíblica é que devemos confiar em Deus e obedecer a sua vontade, mesmo que isso signifique sacrifícios e dificuldades.

Podemos aplicar essa mensagem em nossas vidas hoje em dia, confiando em Deus e obedecendo a sua vontade, mesmo que isso signifique sair da nossa zona de conforto e enfrentar desafios.

Explicação de Gênesis 22:14

A história por trás do nome dado por Abraão ao lugar onde ele quase sacrificou seu filho

Quando Abraão foi chamado por Deus para deixar sua terra natal e seguir para um lugar que Ele lhe mostraria, ele obedeceu sem questionar. E assim, ele se tornou o pai da nação de Israel e o homem que teve sua fé testada de uma forma que poucos de nós jamais teríamos coragem de enfrentar.

Deus prometeu a Abraão que ele seria pai de muitas nações e que sua descendência seria tão numerosa quanto as estrelas do céu. No entanto, Abraão e sua esposa Sara eram idosos e não tinham filhos. Mas, mesmo assim, Abraão confiou em Deus e esperou pacientemente pelo cumprimento da promessa.

Finalmente, quando Abraão já tinha 100 anos e Sara 90, Deus lhes deu um filho, Isaque. Abraão amava Isaque mais do que tudo e, por isso, ficou arrasado quando Deus lhe pediu que sacrificasse o menino como um holocausto no topo de um monte.

Abraão obedeceu e levou Isaque até o topo do monte, onde construiu um altar e amarrou o filho sobre ele. Mas, no último momento, Deus interveio e providenciou um carneiro para ser sacrificado em vez de Isaque.

Foi nesse momento que Abraão deu ao lugar o nome de "O Senhor proverá", pois ele tinha visto com seus próprios olhos que Deus é fiel em cumprir suas promessas e que Ele sempre providencia uma saída para aqueles que confiam nele.

Desde então, o monte onde Abraão quase sacrificou Isaque se tornou um lugar sagrado para o povo de Israel, e a frase "No monte do Senhor se proverá" se tornou um lema de fé para todos aqueles que confiam em Deus para suprir todas as suas necessidades.

Hoje em dia, muitas pessoas ainda enfrentam situações difíceis em que precisam confiar em Deus para prover uma solução. Mas a história de Abraão nos lembra que Deus é fiel e que Ele sempre nos dará o que precisamos, mesmo que não seja exatamente o que queremos. E assim, podemos ter a certeza de que, como Abraão, podemos confiar em Deus para nos guiar e nos proteger em todos os momentos de nossas vidas.

Versões

Bíblia NAA
14

E Abraão deu àquele lugar o nome de "O Senhor Proverá". Daí dizer-se até o dia de hoje: "No monte do Senhor se proverá."

Bíblia NTLH
14

Abraão pôs naquele lugar o nome de “O Senhor Deus dará o que for preciso.” É por isso que até hoje o povo diz: “Na sua montanha o Senhor Deus dá o que é preciso.”