Gênesis 21:12
Mas Deus lhe disse: "Não se perturbe por causa do menino e da escrava. Atenda a tudo o que Sara lhe pedir, porque será por meio de Isaque que a sua descendência há de ser considerada.
Significado de Gênesis 21:12
O menino mencionado nesse versículo é Isaque, filho de Abraão e Sara.
A escrava mencionada nesse versículo é Agar, mãe de Ismael, filho de Abraão e Agar.
Abraão estava perturbado porque Sara pediu que ele expulsasse Agar e Ismael, o que o deixou preocupado com o futuro de seu filho mais velho.
Deus queria que Abraão atendesse a todos os pedidos de Sara em relação a Isaque, pois ele seria o filho da promessa e teria um papel importante na descendência de Abraão.
Isaque era importante para a descendência de Abraão porque ele era o filho da promessa, escolhido por Deus para ser o herdeiro de Abraão e continuar sua linhagem.
Isaque foi concebido milagrosamente por meio da intervenção divina, já que Sara era estéril e Abraão já era idoso.
O nome Isaque significa "riso", pois Sara riu quando Deus lhe prometeu que ela teria um filho na velhice.
Os pais de Sara eram Terá e Amatlaí, e ela tinha um meio-irmão chamado Harã.
Sara foi estéril por tanto tempo porque Deus queria mostrar seu poder e realizar um milagre ao permitir que ela concebesse um filho na velhice.
A promessa de Deus a Abraão se cumpriu por meio de Isaque, pois ele se tornou o pai de Jacó, que teve 12 filhos e se tornou o patriarca das 12 tribos de Israel.
Explicação de Gênesis 21:12
A promessa divina de que a descendência de Abraão seria tão numerosa quanto as estrelas do céu já havia sido feita, mas o patriarca ainda não tinha um filho legítimo com sua esposa, Sara. Desesperada, ela deu sua escrava, Agar, para Abraão como concubina, e dela nasceu Ismael. Mas Deus havia prometido que a descendência de Abraão viria através de um filho de Sara. Então, quando Sara finalmente deu à luz Isaque, ela exigiu que Abraão expulsasse Agar e Ismael da casa. Abraão ficou angustiado com a ideia de abandonar seu filho primogênito, mas Deus lhe disse para obedecer a Sara e que seria através de Isaque que sua descendência seria considerada.
Abraão, um homem de fé, havia deixado sua terra natal e sua família para seguir a Deus. Ele havia confiado em Deus para protegê-lo e guiar seus passos. Mas agora, diante da possibilidade de perder seu filho mais velho, Abraão se sentiu perdido. Ele amava Ismael e não queria vê-lo sofrer. Mas Deus lhe disse para confiar em Sua promessa e obedecer a Sara. Abraão, então, tomou pão e água e deu a Agar e Ismael, enviando-os para o deserto.
Agar e Ismael vagaram pelo deserto, sem comida ou água. Agar estava desesperada, mas Deus ouviu suas orações e enviou um anjo para confortá-la. O anjo disse a Agar que Deus havia ouvido o choro de seu filho e que Ele cuidaria deles. Ele disse a Agar para levantar Ismael e segurá-lo pela mão, pois ele se tornaria uma grande nação. Deus cumpriu Sua promessa a Abraão, não apenas através de Isaque, mas também através de Ismael.
Abraão aprendeu uma lição valiosa naquele dia. Ele aprendeu que Deus é fiel às Suas promessas e que Ele sempre cuida de Seus filhos. Abraão também aprendeu que a obediência a Deus é mais importante do que qualquer outra coisa. Ele aprendeu que, mesmo quando não entendemos o que Deus está fazendo, podemos confiar que Ele tem um plano perfeito para nossas vidas.
Hoje, podemos aplicar essa história às nossas próprias vidas. Às vezes, Deus nos pede para fazer coisas que não entendemos ou que parecem difíceis. Mas podemos confiar que Ele tem um plano perfeito para nós e que Ele sempre cuidará de nós. Podemos aprender com Abraão que a obediência a Deus é mais importante do que qualquer outra coisa. E podemos aprender com Agar que, mesmo quando nos sentimos perdidos e desesperados, Deus está sempre ouvindo nossas orações e cuidando de nós.
Versões
Mas Deus disse a Abraão: — Não fique incomodado por causa do menino e por causa da escrava. Faça tudo o que Sara disser, porque por meio de Isaque será chamada a sua descendência.
Mas Deus disse: — Abraão, não se preocupe com o menino, nem com a sua escrava. Faça tudo o que Sara disser, pois você terá descendentes por meio de Isaque.