Gênesis 19:38

38

A mais nova também teve um filho, e deu-lhe o nome de Ben-Ami; este é o pai dos amonitas de hoje.

Gênesis 19:38

Significado de Gênesis 19:38

A mãe de Ben-Ami é a filha mais nova de Ló.

Ben-Ami significa "filho do meu povo".

Os amonitas eram um povo que habitava a região que hoje é a Jordânia.

Os amonitas são mencionados em várias partes da Bíblia, incluindo os livros de Juízes, Samuel e Reis.

Ben-Ami é considerado o pai dos amonitas, ou seja, é o ancestral do povo amonita.

A mãe de Ben-Ami deu-lhe esse nome porque ele era o filho do seu próprio povo, ou seja, dos amonitas.

Os amonitas foram um dos povos que habitaram a região de Canaã antes da chegada dos israelitas.

Os amonitas eram vistos pelos israelitas como inimigos, principalmente por causa das guerras que ocorreram entre os dois povos.

A região dos amonitas ficava a leste do rio Jordão, entre as montanhas da Jordânia e o deserto da Arábia.

A história de Ben-Ami e dos amonitas se relaciona com a história de Abraão porque Ló, o pai de Ben-Ami, era sobrinho de Abraão e foi morar na região de Sodoma e Gomorra depois de se separar do seu tio.

Explicação de Gênesis 19:38

A Origem dos Amonitas: A História do Filho Mais Novo

No livro sagrado da Bíblia, existe um versículo que conta a história da origem dos amonitas, um povo que habitava a região da atual Jordânia. Esse versículo, encontrado no livro de Gênesis, é a história do filho mais novo de Ló, sobrinho de Abraão.

Ló e sua família viviam na cidade de Sodoma, uma cidade conhecida por sua imoralidade e pecado. Deus decidiu destruir a cidade e ordenou que Ló e sua família fugissem para se salvar. Durante a fuga, a esposa de Ló olhou para trás e se transformou em uma estátua de sal.

Ló e suas duas filhas se refugiaram em uma caverna nas montanhas. As filhas, pensando que eram as únicas pessoas vivas na Terra, decidiram embriagar o pai e ter relações sexuais com ele para preservar a linhagem da família. A filha mais velha deu à luz um filho chamado Moabe, que se tornou o pai dos moabitas. A filha mais nova deu à luz um filho chamado Ben-Ami, que se tornou o pai dos amonitas.

Os amonitas e os moabitas se tornaram povos inimigos de Israel, e suas histórias são contadas em vários livros da Bíblia. Os amonitas foram uma das nações que o rei Davi conquistou durante seu reinado, e o profeta Sofonias profetizou a destruição de sua capital, Rabá.

Embora a história de Ló e suas filhas seja uma das mais perturbadoras da Bíblia, ela também é um lembrete de que Deus pode usar até mesmo as situações mais terríveis para cumprir seus propósitos. Através da linhagem de Moabe e Ben-Ami, Deus trouxe à Terra o rei Davi e, eventualmente, o próprio Jesus Cristo.

O versículo em Gênesis 19:38 é uma pequena parte de uma história muito maior, mas é um lembrete importante de que Deus é capaz de transformar até mesmo as situações mais sombrias em algo bom.

Versões

Bíblia NAA
38

A mais nova também deu à luz um filho e lhe deu o nome de Ben-Ami. Este é o pai dos amonitas, até o dia de hoje.

Bíblia NTLH
38

A mais nova também teve um filho e pôs nele o nome de Ben-Ami . Ele foi o pai dos amonitas de hoje.