Gálatas 3:23
Antes que viesse esta fé, estávamos sob a custódia da lei, nela encerrados, até que a fé que haveria de vir fosse revelada.
Significado de Gálatas 3:23
"Esta fé" se refere à fé em Jesus Cristo como Salvador e Senhor.
Todos os seres humanos estavam sob a custódia da lei, pois a lei é uma expressão da vontade de Deus para a humanidade.
Estar "encerrado" na lei significa estar sob a sua autoridade e sujeito às suas exigências.
A "fé que haveria de vir" é a fé em Jesus Cristo como Salvador e Senhor, que foi prometida pelos profetas do Antigo Testamento.
A "fé que haveria de vir" foi revelada quando Jesus Cristo veio ao mundo e morreu na cruz pelos nossos pecados.
A lei foi dada por Deus para mostrar aos seres humanos a sua santidade e a nossa necessidade de um Salvador. A fé em Jesus Cristo nos liberta da condenação da lei e nos permite viver em obediência a Deus.
A lei ainda é relevante como uma expressão da vontade de Deus e como um guia para a vida cristã, mas não é mais a fonte de salvação.
A "fé que haveria de vir" nos liberta da lei porque nos permite ser justificados pela fé em Jesus Cristo, em vez de tentar cumprir a lei por nossos próprios esforços.
Ser justificado pela fé significa ser declarado justo diante de Deus por causa da nossa fé em Jesus Cristo, em vez de por nossas próprias obras.
A lei ainda é útil como um guia para a vida cristã e como uma expressão da vontade de Deus, mas não é mais a fonte de salvação. A vida cristã é uma vida de obediência a Deus, motivada pelo amor e pela gratidão pelo que Jesus Cristo fez por nós.
Explicação de Gálatas 3:23
A libertação da lei pela fé que haveria de vir
O versículo em questão é uma parte da epístola de Paulo aos Gálatas, uma carta escrita para uma comunidade cristã na região da Galácia, na atual Turquia. A carta foi escrita por volta do ano 49 d.C., e seu objetivo era alertar os cristãos da Galácia sobre a importância da fé em Jesus Cristo, e não apenas na observância da lei judaica.
Na época em que a carta foi escrita, havia uma grande controvérsia entre os cristãos judeus e os cristãos gentios sobre a observância da lei. Alguns cristãos judeus acreditavam que a observância da lei era necessária para a salvação, enquanto outros cristãos gentios acreditavam que a fé em Jesus Cristo era suficiente.
Paulo, que era um judeu convertido ao cristianismo, defendia a ideia de que a fé em Jesus Cristo era o único caminho para a salvação. Ele argumentava que a lei havia sido dada por Deus aos judeus como uma forma de disciplina, mas que a verdadeira libertação só poderia ser alcançada através da fé em Jesus Cristo.
No versículo em questão, Paulo afirma que antes da vinda da fé em Jesus Cristo, os judeus estavam sob a custódia da lei, ou seja, estavam presos a ela. A lei era como uma prisão que os mantinha encerrados, sem a possibilidade de se libertarem por si mesmos.
No entanto, Paulo acreditava que a fé que haveria de vir, ou seja, a fé em Jesus Cristo, seria a chave para a libertação da lei. Ele argumentava que a fé em Jesus Cristo era capaz de nos libertar da prisão da lei, e nos tornar filhos de Deus.
Para Paulo, a fé em Jesus Cristo era a única forma de alcançarmos a salvação, e não a observância da lei. Ele acreditava que a lei havia cumprido seu papel disciplinador, mas que agora era hora de nos libertarmos dela, e vivermos pela fé em Jesus Cristo.
Em resumo, o versículo em questão é uma parte da epístola de Paulo aos Gálatas, e faz parte de um debate sobre a observância da lei judaica. Paulo acreditava que a fé em Jesus Cristo era a chave para a libertação da lei, e que a observância da lei não era necessária para a salvação. Ele argumentava que a lei havia cumprido seu papel disciplinador, mas que agora era hora de nos libertarmos dela, e vivermos pela fé em Jesus Cristo.
Versões
Mas, antes que viesse a fé, estávamos sob a tutela da lei e nela encerrados, para essa fé que, no futuro, haveria de ser revelada.
Mas, antes que chegasse o tempo da fé, nós éramos prisioneiros da lei, até que fosse revelada a fé que devia vir.