Ezequiel 8:6
E ele me disse: "Filho do homem, vê você o que estão fazendo? As grandes práticas repugnantes da nação de Israel, coisas que me levarão para longe do meu santuário? Mas você verá práticas ainda piores que estas".
Significado de Ezequiel 8:6
As "grandes práticas repugnantes" mencionadas no versículo são provavelmente referências à idolatria e outras formas de pecado que estavam sendo praticadas pelo povo de Israel na época.
Essas práticas levariam Deus para longe de seu santuário porque elas eram contrárias à sua vontade e ao seu caráter santo. Deus não pode habitar em um lugar onde o pecado é tolerado e praticado.
"Filho do homem" é um termo que Deus usa para se referir a Ezequiel. Ele é usado em outros lugares na Bíblia para se referir a seres humanos em geral.
Deus está falando com Ezequiel nesse momento, mostrando-lhe uma visão das práticas pecaminosas do povo de Israel.
"Práticas ainda piores" provavelmente se refere a pecados ainda mais graves e repugnantes que Deus revelaria a Ezequiel em sua visão.
O contexto histórico desse versículo é a época em que o povo de Israel estava sendo levado para o exílio na Babilônia por causa de seu pecado e infidelidade a Deus.
Podemos aplicar esse versículo em nossas vidas hoje, lembrando-nos de que Deus é santo e que o pecado nos afasta dele. Devemos buscar viver de acordo com a vontade de Deus e evitar práticas pecaminosas.
A mensagem central desse versículo é que Deus não tolera o pecado e que ele não pode habitar em um lugar onde o pecado é praticado.
A visão de Ezequiel se relaciona com a mensagem de Deus para Israel, mostrando-lhes o quão longe eles se afastaram de sua vontade e o quão grave era o seu pecado.
A importância desse versículo para a teologia cristã é que ele nos lembra da santidade de Deus e da necessidade de vivermos de acordo com sua vontade. Também nos lembra da gravidade do pecado e da necessidade de arrependimento e perdão.
Explicação de Ezequiel 8:6
A visão assustadora do profeta Ezequiel sobre as práticas repugnantes de Israel
Ezequiel era um profeta judeu que viveu durante o exílio babilônico no século VI a.C. Ele recebeu uma visão de Deus, na qual foi levado em espírito para o Templo de Jerusalém. Lá, ele viu coisas terríveis que estavam sendo praticadas pelos líderes religiosos e pelo povo de Israel.
No versículo 6 do capítulo 8 do livro de Ezequiel, o profeta relata que Deus lhe mostrou as "grandes práticas repugnantes da nação de Israel". Essas práticas eram idolatria, adoração a outros deuses, sacrifícios humanos e outras formas de imoralidade. Ezequiel ficou chocado com o que viu e ouviu, e Deus lhe disse que essas práticas eram tão graves que o afastariam do seu santuário.
Mas a visão de Ezequiel não parou por aí. Deus disse a ele que veria práticas ainda piores do que aquelas que já havia visto. Ele foi levado a um quarto secreto no Templo, onde viu líderes religiosos adorando imagens de animais e insetos, mulheres chorando pela morte do deus Tamuz e homens adorando o sol.
Ezequiel ficou horrorizado com o que viu e ouviu. Ele sabia que essas práticas eram uma afronta a Deus e que trariam consequências terríveis para Israel. Ele tentou alertar o povo sobre o seu pecado e pedir que se arrependessem, mas muitos não o ouviram.
A visão de Ezequiel é uma das mais impressionantes e assustadoras da Bíblia. Ela mostra que, mesmo no Templo de Jerusalém, o lugar mais sagrado para os judeus, havia práticas repugnantes e imorais sendo realizadas. Isso mostra que a religião pode ser corrompida e usada para justificar o mal, e que é preciso estar sempre vigilante contra a idolatria e outras formas de pecado.
Para Ezequiel, a visão foi um chamado para a ação. Ele sabia que precisava alertar o povo sobre o seu pecado e pedir que se arrependessem. Ele também sabia que Deus era misericordioso e que, se o povo se voltasse para ele, poderia ser perdoado e salvo. A visão de Ezequiel é um lembrete para todos nós de que devemos estar sempre vigilantes contra o pecado e buscar a Deus em todas as coisas.
Versões
Então ele me disse: — Filho do homem, você vê o que eles estão fazendo? Veja as grandes abominações que a casa de Israel faz neste lugar, para que eu me afaste do meu santuário. Pois você ainda verá abominações maiores do que essas.
E Deus me disse: — Homem mortal, você vê o que está acontecendo? Olhe para as coisas nojentas que o povo de Israel está fazendo aqui para me afastar cada vez mais do meu lugar santo. Você verá coisas ainda mais vergonhosas do que essas.